Connect with us

Educação

Escola transforma educação em um ato de amor e dedicação

A Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Guaratuba é a mantenedora da Escola de Educação Especial

Publicado

em

Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Guaratuba (APADVG) foi criada através do Dr. Joselir Minosso, em 23 de setembro de 1999. Por falta de profissionais na área da educação especial esta Associação deixou de funcionar. Após algum tempo, Maurílio Luis Passarin e sua esposa Jacqueline, preocupados com a educação de sua filha com deficiência intelectual/autismo e sabedores da existência da APADVG, inativa no momento, convidaram outras pessoas envolvidas com a Educação Especial para a criação de uma nova escola.

Surge então a Escola Daniela, Emanoela e Soraia para Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial, fundada em 28 de julho de 2007, completando em 2016, nove anos de trabalho e luta em prol do desenvolvimento adequado dos alunos inseridos na instituição de ensino.

Atualmente, a Escola atende 50 alunos entre eles jovens, adultos e idosos, com Deficiência Intelectual, Múltiplas Deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento. Destes educandos, 46 são atendidos em período integral e 4 no período vespertino, tendo como objetivo desenvolver suas potencialidades bem como a inserção social, priorizando o desenvolvimento individual e assim preparar para o mercado de trabalho.

A APADVG mantenedora da Escola de Educação Especial mantém convênio com o Estado do Paraná e Prefeitura de Guaratuba, convênios que não suprem as reais necessidades da escola, sendo estas: locação e impostos do imóvel, saneamento básico, energia, telecomunicação, imposto e manutenção do veículo cedido à escola e merenda escolar, sendo esta última a de maior preocupação para a instituição de ensino, visto que ofertamos três refeições diárias e as dificuldades encontradas estão sendo amenizadas através de doações ofertadas pela comunidade e comércio local, situação que se agravou ainda mais no ano 2016, devido à falta de repasse da merenda escolar.

A filosofia da instituição é formar o educando com necessidades educativas especiais um ser social, autônomo e participativo, sendo necessário superar as dificuldades encontradas utilizando força de vontade para manter a Escola em funcionamento, cultivando o carinho e respeito incondicional para com os educandos.

A Escola fica situada na Rua Antônio Alves Correa, n.° 65, Bairro Brejatuba, Guaratuba – Paraná,telefone (41) 3472-2549 e (41) 9599-8282. A comunidade está convidada a conhecer o trabalho desenvolvido.

Continuar lendo