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Educação

Escola Takeshi Oishi desenvolve projeto de fortalecimento da família e dos valores humanos

Direção, Semedi, professores, comunidade escolar, pais e alunos participaram da exposição dos trabalhos

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Fazer com que os valores fraternos e humanos, o fortalecimento familiar e a presença dos pais sejam itens ainda mais presentes  na sociedade foram a base do Projeto “Moradias/Valores”, desenvolvido pela Escola Municipal Takeshi Oishi do Complexo Educacional Parque Awaji, através da idealizadora, professora Giselli Costa dos Santos com apoio da diretora da unidade de ensino, professora Ana Cláudia Pereira Vasconcelos. A iniciativa foi desenvolvida com cerca de 60 alunos de quatro a cinco anos da pré-escola, em que as crianças desenvolveram maquetes junto com os pais em seus lares, frisando valores que eles achavam importantes para o desenvolvimento humano, tudo isso com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) e do material didático do Sistema Educacional Família Escola (Sefe). 
A exposição de todos os trabalhos foi feita no auditório da escola Takeshi Oishi na tarde de terça-feira, 14. Giselli Costa dos Santos, professora da escola Takeshi Oishi do Ensino Fundamental e da pré-escola, foi a idealizadora do projeto que atua em prol de valores humanos e da inclusão da família na escola e no desenvolvimento do aluno.

“Tudo partiu de um sonho com respeito aos valores, algo que está perdido atualmente diante da sociedade. Muitos pais relatam inúmeros problemas, diante disso sentei com a diretora e resolvi fazer um trabalho em prol de valores. Isto foi feito por meio da apostila do Sefe, visto que  dentro deste material existe o projeto ‘Moradias’, aí somamos isso a uma comunhão com valores, a partir daí trabalhamos e desenvolvemos o programa”, explica. 

“Dando continuidade ao projeto, conversei com os pais sobre a possibilidade deles desenvolverem a questão dos valores e em prol de união com a escola, onde pais e mães que não têm tempo para estar com seus filhos deviam parar de 10 a 15 minutinhos para desenvolver  maquetes de moradias com as crianças. Surgiram valores admiráveis, muitas vezes com pais relatando chorando que há muito tempo não olhavam para os seus filhos e viam o olhar deles e a inteligência que eles possuem”, completa. “Tenho um encanto e orgulho de ser protagonista nesta história, agradeço à diretora que me deixou desenvolver este projeto e a toda a comunidade escolar”, explica, destacando que a iniciativa poderá ser desenvolvida por outras escolas através da Semedi. 

De acordo com a professora, as maquetes foram desenvolvidas de forma simples pelas famílias com o material que possuíam, sempre com foco nos valores como o amor ao próximo, respeito, família, tolerância, presença de Deus e coletividade. A iniciativa foi desenvolvida por cerca de um mês e meio na escola Takeshi Oishi por cerca de 60 alunos da pré-escola em parceria com as famílias.

“Percebemos diferenças imediatas na sala de aula com mais amor, mais respeito, mais obrigado, mais paz nas palavras. Vi diferença em todos os alunos. Foram estabelecidas ideias das maquetes por meio de contação de histórias como  João e Maria, João e o Pé de Feijão, entre outras”, explica. “A escola inteira foi protagonista deste projeto Moradias e Valor, tudo isso em uma sociedade carente, que necessita desta iniciativa com 60 crianças e suas famílias”, finaliza.

Segundo a diretora Ana Cláudia Vasconcelos, o projeto foi gratificante para toda a direção e comunidade escolar.

“Concedemos esta oportunidade dos professores virem e apresentarem projetos. Tudo isso gera um valor financeiro, mas fazemos com o que temos em mãos, fazendo com que os projetos saiam do papel. O objetivo é sempre ir em frente”, explica. “É gratificante ver a empolgação da professora Giselli, devemos incentivar os professores que têm sonhos em prol da escola e dos nossos alunos”, explica, ressaltando que a apresentação dos projetos foi desenvolvida com foco na beleza dos trabalhos e na inocência das crianças em suas maquetes, concedendo um coquetel para os pais e alunos e divulgando a iniciativa em seu primeiro ano de existência. 
“O foco principal é trazer a família para dentro da escola. Moradias e valores, que são focos do trabalho, são coisas que estão se perdendo pelo fato das famílias mudarem, do trabalho diário dos pais, enfim, o que queremos é que eles venham e tenham este sentimento de fazerem parte da escola e da comunidade escolar”, complementa a diretora, ressaltando que a ideia pode ser adotada por outras escolas de Paranaguá. “Boas ideias são sempre bem-vindas. Cada escola tem o seu perfil, mas o foco é que ideias boas sejam copiadas e que a gente cresça cada vez mais”, explica. “Quero também destacar o apoio recebido pela Semedi, que nos dá todo o aval para que realizássemos este projeto por meio da gestão do prefeito Marcelo Roque”, complementa Ana Cláudia. 

EXECUTIVO E LEGISLATIVO

Representando a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra, a superintendente de Planejamento Educacional, Tenile Xavier, frisou a importância do projeto. “Enquanto representante da Semedi, eu fico muito feliz em ver eventos como este, em que vi uma sala repleta de pais que vieram e participaram da proposta da professora Giselli, algo feito também com apoio do material de ensino oferecido pela Semedi e advindo do Sefe. Foi uma integração em prol do resgate de valores, aproximando pais e filhos no mundo de hoje que é muito corrido”, ressalta. “As escolas não são nossas, elas são da comunidade. A prefeitura mantém a escola, disponibiliza o subsídio para uma educação de qualidade, mas se não houver parceria da comunidade, as escolas não chegam ao objetivo final, com presença dos pais e da comunidade escolar, frisando o sentimento de pertencimento, da sociedade, das crianças e dos filhos deles. Uma escola boa e qualidade de educação pública é um direito da criança que defendemos todos os dias”, completa.
O vereador Nilo Ribeiro, representando a Câmara Municipal, parabenizou a direção, os professores e comunidade escolar pelo projeto. “O trabalho da Semedi é focado na gestão diferenciada, algo entendido também pelas diretoras de todas as escolas municipais. Coisas que estão sendo boas devem ser compartilhadas e melhoradas. A aproximação com a família desenvolvida neste projeto também é importante, temos que saber que a escola é uma participação na parte educacional e não a totalidade na educação familiar. Este projeto é inovador, simples, barato e fácil de aplicar em todas as unidades de ensino”, complementa. 

 

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