conecte-se conosco

Educação

Crianças aprendem a importância das frutas na alimentação

Pequenos cozinheiros aprendem sobre as frutas, suas diferenças e a higiene

Publicado

em

As crianças do Pré-Escolar da Escola Municipal Presidente Costa e Silva tiveram uma aula diferente, marcada pelas novidades dos sabores  das frutas. A professora Juliana Matoso Correia trabalhou de forma prática uma das lições do livro didático “Entrelinhas” que é usado pela rede municipal. 

Na aula, as crianças aprenderam sobre a importância das frutas na alimentação e as diferenças que elas possuem, como cascas, caroços e sementes. Também foi destacada a questão da higiene e trabalhada a alfabetização, de acordo com as iniciais de cada fruta.

Todas as crianças usaram chapéu e avental, simbolizando o cozinheiro. “Nós falamos também sobre a profissão de quem prepara os alimentos e eles ficaram muito empolgados. Tratamos tudo que envolve as frutas, e as reações foram variadas, pois alguns alunos nunca tinham visto ou provado frutas como manga, kiwi e pera. Ficaram surpresos com a casca e gostaram do sabor”, contou a professora. 
De acordo com ela, o objetivo é incentivar as crianças a terem bons hábitos alimentares e higiene pessoal. 

SUPRESSA E ADMIRAÇÃO 

A maioria das crianças contou que conhecia maçã, banana e laranja, que são as frutas mais populares e servidas na escola. Outras frutas causaram surpresa e admiração, como por exemplo, a manga. 

“Alguns estranharam o tamanho do caroço e também por ser escorregadia. Essa experiência foi válida porque eles provaram várias frutas que ainda não conheciam”, contou a professora.   

O aluno Erick Davi da Silva de Oliveira, de 4 anos,  veio do Nordeste, contou que nunca tinha visto kiwi em sua antiga cidade e adorou o sabor, mas estranhou a casca felpuda. Amanda Mel de Souza Santos, de 4 anos, gostou muito da aula e disse que a partir de agora vai passar a comer mais frutas. 

A professora explicou também que o mesmo já vem sendo realizado na escola, ou seja, hoje em dia a merenda é composta de alimentos saudáveis. “As refeições não podem ter alimentos embutidos como, por exemplo, a vina que é tão comum no uso do cachorro-quente. Frituras também não fazem parte do cardápio”, finaliza.  
 

Publicidade


Em alta