conecte-se conosco

Educação

CEDAP realiza aula inaugural do curso de Libras em Paranaguá

Inscrições ainda estão abertas na Escola Bilíngue que é a única em Paranaguá com foco especial na comunidade surda e sua inclusão (Foto: Escola Nýdia Moreira Garcêz)

Publicado

em

Atividade tem foco na luta pela inclusão social

Na tarde da terça-feira, 21, a Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcêz, conhecida como CEDAP, realizou a aula inaugural do Curso Básico de Libras com foco na inclusão e na luta pelos direitos da comunidade surda de Paranaguá. O objetivo é proporcionar o conhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), desenvolver competências comunicativas tradutórias e ampliar o conhecimento da cultura surda. O curso foi iniciado no dia 21 de setembro e acontecerá semanalmente até o dia 18 de dezembro deste ano, nas terças-feiras das 13h30 às 15h30, tendo como público-alvo professores, funcionários, acadêmicos e demais cidadãos interessados. 

A diretora da escola, Fátima do Rocio de Souza Gonçalves, destacou a importância do curso para a sociedade local. “Este é um momento especial em que estamos ofertando este curso de Libras. O objetivo é proporcionar à comunidade, à rede de proteção também, o que é um diferencial neste ano, por isso estamos fazendo uma parceria junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ofertando vagas para as entidades que realizam trabalhos na nossa cidade com criança e adolescente, para que também possam se capacitar e aprender uma segunda língua. É este o objetivo do curso, fazer com que eles aprenderem esta linguagem tão rica que é a Linguagem Brasileira de Sinais, que é a segunda língua oficial do nosso País”, explica. 

Segundo Fátima, as aulas são ministradas por professores e instrutores que também são educadores surdos, inseridos da comunidade surda, com foco na compreensão social e na luta pelos seus direitos. Semanalmente o curso será oferecido às terças-feiras, das 13h30 às 15h30. “O valor da inscrição é de apenas R$ 50,00 e quatro parcelas de R$ 80,00. O curso vai ter uma duração até o dia 18 de dezembro, sendo que foi iniciado na segunda-feira, 21 de agosto”, explica. “O total é de 40 horas”, complementa.

As aulas são ministradas por professores e instrutores que também são educadores surdos (Foto: Escola Nýdia Moreira Garcêz)

De acordo com a diretora, houve uma palestra na aula inaugural com foco na inclusão e nos aspectos linguísticos dos surdos. “Foi algo muito importante para que nós possamos realmente lutar pelos direitos e pela escola bilíngue. Somos agraciados por no nosso município termos a Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcêz, complementa, colocando a escola à disposição da comunidade, localizada no endereço.

“Qualquer dúvida estamos à disposição. Ainda há vagas, fizemos um formato diferente do curso, temos como instrutora a Gislaine Ribeiro, com uma vasta experiência, sendo que ela já foi aluna da nossa escola e atua há 17 anos como profissional nesta instituição de ensino. Será um momento muito rico e gratificante”, finaliza a diretora.

A Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcêz, o CEDAP, fica localizada na Rua Maneco Viana, 1760, Vila Horizonte. Informações sobre a unidade e sobre o curso de Libras podem ser obtidas pelo telefone (41) 3423-4049. 
 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress