Connect with us

Educação

Biblioteca da Unespar faz parte da história parnanguara

Espaço foi fundado pelo então diretor da Fafipar, Guilherme Guimbala

Publicado

em

A Biblioteca da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) Campus Paranaguá guarda em suas antigas paredes parte da história da cidade e da antiga Fafipar (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá) como era chamada antes de se tornar Unespar. A história do espaço, fundado quando a então faculdade contava com o professor Guilherme Guimbala, diretor na época, se une com o próprio início das atividades como primeira faculdade em Paranaguá. Em julho de 1959, foi nomeado o primeiro diretor da instituição de ensino superior, Dr. Antonio Olímpio de Oliveira e, em fevereiro de 1960, foi realizado o primeiro vestibular. A primeira turma a se formar foi na gestão do diretor Guilherme Guimbala, o mesmo que idealizou com sua equipe e fundou a biblioteca que hoje leva seu nome.

 


Guilherme Guimbala

 

Poucos registros existem sobre a história passada, a qual foi se perdendo com o tempo, mas professores da época lembram com carinho da importância do feito do professor Guimbala. “Ele era um homem de visão, atencioso e sempre preocupado com a educação”, disse a professora, hoje aposentada, Ivone Marques. Ela contou que a primeira biblioteca não estava instalada no local atual, ao lado do pátio da instituição. “Era em um espaço no piso superior. Fiz algumas palestras no local. Muitas pessoas doaram livros para que a biblioteca pudesse ser abastecida. Lembro que as pessoas procuravam o espaço inaugurado pelo professor Guilherme Guimbala para fazer suas pesquisas, ou seja, o local era importante não somente para os estudantes na instituição, mas para toda a comunidade”, destacou a professora. “Ele foi um diretor muito ativo e presente”, acrescentou. No atual espaço, não há mais, ao fácil alcance, registros da história da biblioteca, mas as lembranças ficaram guardadas por quem viveu no período e conta suas lembranças como é o caso da professora Ivone. “Sem dúvida foi um passo importante para a população que buscava conhecimento”, salientou.

 

 

HOJE

Até os dias atuais, muitas pessoas que não estudam na hoje Unespar Campus Paranaguá procuram a biblioteca para pesquisas e a intenção é informatizar o espaço. É o que conta a professora Leocilea Vieira, que atualmente atua também como bibliotecária no espaço. “Pretendemos informatizar a biblioteca para modernizar e facilitar as pesquisas dos estudantes e quem procura conhecimento no espaço. Este é nosso intuito e buscamos realizá-lo o mais breve possível”, contou. Quem procurar o espaço perceberá a gama de livros no ambiente, os quais são relacionados a diversos estudos e em vasta quantidade.

Continuar lendo