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Educação

Alunos da rede estadual têm e-mail personalizado do Google

As escolas que ainda não receberam formação podem solicitar informações junto aos assessores pedagógicos em tecnologia educacional (Foto: AEN)

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No e-mail, o professor pode instalar plugins que permitem elaborar e corrigir provas e enviar o feedback para os alunos

Além dos professores e funcionários, os mais de 1 milhão de alunos da rede estadual de ensino também já podem acessar suas contas personalizadas no Gmail com o @escola. Com a inclusão dos alunos, a ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Google, vai atender todo o universo escolar do Paraná.

As escolas que ainda não receberam formação podem solicitar informações junto aos assessores pedagógicos em tecnologia educacional (CRTE) de cada Núcleo Regional de Educação (NRE). A Secretaria de Estado de Educação também preparou uma série de tutoriais com passo a passo de como utilizar as ferramentas disponíveis nas contas. Os vídeos com tutoriais explicativos podem ser consultados.

Para acessar o e-mail, o estudante deve acessar o endereço www.email.escola.pr.gov.br que será direcionado para o login do Gmail.

 “Foi uma opção para melhorar a comunicação entre os professores e alunos inseridos. Destacamos o serviço de e-mail, o armazenamento de arquivos em nuvem com espaço ilimitado e, principalmente, um ambiente virtual de aprendizagem que agrega múltiplas funcionalidades”, disse o chefe do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria da Educação, Eziquiel Menta.

CONECTIVIDADE

Além do e-mail personalizado, o estudante tem acesso às ferramentas de armazenamento e compartilhamento de conteúdos e a um ambiente virtual onde os professores e alunos podem disponibilizar materiais de estudos e atividades. “Nesse ambiente virtual o professor pode trabalhar na perspectiva do ensino híbrido, por meio de metodologias ativas na qual ele pode disponibilizar os conteúdos para os alunos, que estudam em casa e vêm à sala de aula apenas para tirar dúvidas do conteúdo aprendido”, explicou a coordenadora de tecnologias educacionais da Secretaria da Educação, Eguimara Selma Branco.

No e-mail, o professor pode instalar plugins que permitem, por exemplo, elaborar e corrigir provas e enviar o feedback para os alunos por meio de um grupo de contatos das turmas em que o profissional leciona. Eles podem utilizar esse ambiente virtual para arquivamento das aulas, compartilhamento de materiais pedagógicos para alunos e colegas, desenvolver documentos on-line de maneira colaborativa, além de blogs e sites em uma nuvem com espaço ilimitado.

APLICATIVOS EDUCACIONAIS

Diretores, professores, pedagogos, pais e alunos também podem consultar, em um só lugar, informações como boletim, agenda, grade, eventos da escola por meio do aplicativo Escola Paraná também desenvolvido pela Secretaria da Educação em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

AEN

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