Connect with us

Educação

Alunos apresentam exposição de trabalhos voltados às profissões

Atividades fazem parte da Semana de Combate ao Trabalho Infantil

Publicado

em

A Escola Municipal em Tempo Integral “Nascimento Junior”, localizada no Jardim Guaraituba, realizou na manhã de terça-feira, 26, a exposição com as atividades sobre o trabalho. A mostra faz parte da Semana de combate à exploração do trabalho infantil mobilizando mais de 100 estudantes do 4.º e 5.º ano.

De acordo com a pedagoga Flavia Lima, o estabelecimento apresentou um olhar diferenciado sobre o tema, ou seja, mostrou as profissões.

“Na nossa escola, focamos as opções de trabalho e os caminhos para chegar até a profissão. Citamos os cursos de graduação existentes e também foram realizadas atividades sobre a carteira de trabalho feitas pelas estagiárias no horário de almoço. Cada turma escolheu uma profissão para trabalhar, nós temos aqui três quintos anos e quatro quartos anos. Teve uma turma que resolveu trabalhar as profissões dos pais dos alunos”, explicou a pedagoga.

O tema da exposição “Brasil que eu quero, sem exploração no trabalho infantil”, abordou várias profissões atraindo profissionais de diferentes segmentos que estiveram no estabelecimento de ensino apoiando as atividades. Os estudantes mostram as profissões: professor, dentista, jogador de futebol, engenharia ambiental e sanitária, Polícia Militar, marinheiro, guarda municipal, fotógrafo e jornalista. A escola teve como parceiros na realização das atividades: SENAC, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Universidade Federal do Paraná.     

As estudantes do 5º ano, Kimberly Zatsko e Eloisa Gaioski, integraram a equipe que apresentou os profissionais de imprensa. As alunas mostraram os livros que são utilizados na faculdade de jornalismo e falaram sobre a profissão exercida. O fotógrafo Roderlei Neves e a jornalista Bianca Garmatter colaboraram com as atividades e estiveram participando da exposição através do convite feito pela professora Laure Araujo.

Já a estudante Dafine Vitória, do 4.º ano C, mostrou a questão da engenharia ambiental, fazendo explicações para os visitantes. A equipe contou com o apoio dos acadêmicos de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná – campus litoral.

A diretora da escola Silvia Mendes enfatizou que as atividades superaram as expectativas.

“Parabenizo toda a comunidade escolar pelo empenho, desde as professoras, estudantes, pais dos alunos que estiveram apoiando e os profissionais que nos ajudaram. Essa união foi importante para que pudéssemos alcançar esse resultado”, destacou. 

 

Continuar lendo