Logotipo

11.ª edição do Fórum Diocesano Leão XIII propõe reflexão sobre Paranaguá

10 de maio de 2019

Ações acontecem de 20 a 22 de maio, no Teatro Rachel Costa, das 19h30 às 21h30.

Compartilhe

Foi realizado na manhã de sexta-feira, 10, no Colégio Diocesano Leão XIII, um Café com a Imprensa, oportunidade em que foi apresentado o tema da 11.ª edição do Fórum Diocesano, o qual ocorre no período de 20 a 22 de maio, no Teatro Rachel Costa, das 19h30 às 21h30, com o tema “Paranaguá, Conhecer e Amar!”.


De acordo com os organizadores, o Fórum Diocesano busca sensibilizar a população em geral para as questões sociais, viabilizando um espaço de discussão e reflexão sobre os problemas de Paranaguá, criando e apoiando projetos que possam ajudar a transformar a realidade na comunidade local, bairro, rua ou residência, e aplicando os projetos desenvolvidos pelos alunos, tornando-os “agentes de transformação” do meio em que vivem. 

Diretor pedagógico, padre Eliel de Oliveira Venâncio, fala sobre o tema do evento


O diretor pedagógico do Colégio Diocesano Leão XIII, padre Eliel de Oliveira Venâncio, falou sobre o tema desta edição do fórum. “A temática foi definida depois de estudos e reflexões sobre o tema da Campanha da Fraternidade, que é Fraternidade e Políticas Públicas. Então voltamos o olhar a Paranaguá e assumimos esse tema Paranaguá, conhecer e amar!, destacou o padre, enfocando detalhes sobre a condução do evento. “Na primeira noite, haverá reflexões apresentando a realidade local, a história de Paranaguá sob um ponto de vista até crítico e, depois, apresentando algumas propostas para a cidade, refletindo sobre o município, que tem sua história, seu povo e também as situações críticas, assim como a relação da cidade com o porto e, para concluir, na última noite, teremos o fechamento com a apresentação de algumas propostas, pois queremos contribuir com a cidade. Não é apenas olhar os problemas, mas contribuir para que possamos deixar esse legado através da reflexão, do ponto de vista crítico que toca, para tocar, aliás, a sensibilidade e assim fazer a gente mudar de pensamento pessoal e social para encarar sempre com esperança as mudanças que podem vir a acontecer”, destacou padre Eliel, aproveitando para convidar a toda a comunidade e prestigiar o evento. “Paranaguá é a nossa casa, é onde nós estamos, os que são daqui e nasceram aqui, aqueles que convivem e moram aqui, então conhecer e amar! Convidamos a população para participar conosco dessas reflexões que com esperança queremos assim tocar a nossa sensibilidade para que a gente enxergue situações que podemos resolver também com a nossa participação”, completou. 

O vice-diretor do Colégio Diocesano Leão XIII, Alessandro Pires Staniscia, agradeceu o apoio da imprensa.


O vice-diretor do Colégio Diocesano Leão XIII, Alessandro Pires Staniscia, agradeceu a todos que nestes 11 anos contribuíram para o engrandecimento do evento. “Inicialmente agradecendo a participação e a presença da imprensa, que de reforma generosa vem ajudando a construir esse patrimônio que se constitui o fórum, o qual é um evento oficial do calendário de Paranaguá. Este ano, associado ao tema da Campanha da Fraternidade, Políticas Públicas da CNBB, procuramos pensar um pouco a nossa cidade, conhecer e amar a nossa cidade. Só pode amar quem conhece e só pode cuidar da cidade, exercer cidadania, quem ama sua cidade. Seja aquele que aqui nasceu ou aquele que constituiu família ou trabalha em Paranaguá. Então com o tema ‘Paranaguá, Conhecer e Amar!’ demos início à 11.ª edição do Fórum Diocesano do Colégio Leão XIII, que nesta edição possui a proposta de olhar para dentro de nós, para Paranaguá. Nós reconhecemos em Paranaguá o talento, a capacidade e a sua nossa gente”, enfatizou Staniscia. 

O professor Cesar Tagliari, explica que o evento vem sendo trabalhado desde o início do ano letivo.


O professor Cesar Tagliari, coordenador do Fórum, explica que o evento vem sendo trabalhado desde o início do ano letivo. “Começamos a pensar o fórum desde fevereiro, quando iniciou o ano letivo. É um evento de bastante trabalho, e Paranaguá merece um evento desta grandeza. A gente procura articular o colégio todo, então há envolvimento de toda a coordenação pedagógica, direção e dom Edmar participa de  todas as reuniões, na montagem, na contribuição das ideias, os alunos participam durante as noites com apresentações artísticas e este ano teremos apresentações maravilhosas sobre o Paranaguá, com fandango, exposição de fotos antigas da cidade, o Coral Asa Branca estará também conosco e o coral do colégio desenvolvendo músicas de Paranaguá, então é um fórum Para Paranaguá, e o pessoal não pode perder”, enfatiza professor Cesar Tagliari. 
O evento é uma realização do Colégio Diocesano Leão XIII e promoção da Mitra Diocesana de Paranaguá.

 Tema do evento deste ano foi apresentado à imprensa na sexta-feira. 

Colunistas