conecte-se conosco

Turismo

Fórum de Turismo Religioso começa na próxima semana em Paranaguá

Confira a programação do evento e como participar

Publicado

em

Foto: Divulgação

A 5.ª edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso acontecerá em Paranaguá nos dias 15, 16 e 17 de março. O evento é promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu) com diversos apoiadores com o objetivo de contribuir com a qualificação do turismo religioso no Estado, valorizar o patrimônio histórico-cultural e incrementar o fluxo de visitantes e a economia regional.

O Fórum será realizado no Complexo Turístico Mega Rocio, com capacidade para mais de 200 pessoas. Durante os três dias, o encontro promoverá a troca de experiências e conhecimentos entre especialistas em turismo religioso do Paraná, de diversos outros Estados e até mesmo do exterior, além de abrigar a tradicional Feira de Produtos Religiosos Regionais, na qual será possível adquirir artesanato religioso das 19 Regiões Turísticas do Estado.

Fórum será realizado no Complexo Turístico Mega Rocio

Idealizado em 2018, o evento reúne profissionais de diversas áreas de atuação no segmento – entre destinos, iniciativa pública e privada, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas diversas.

“Já realizamos quatro fóruns estaduais e estamos com uma grande expectativa para mais uma rodada de discussões sobre o turismo religioso no Paraná, a troca de experiências entre os municípios e as diferentes matrizes religiosas, ampliando aquilo que está dando certo e aliando tudo isso ao turismo de aventura, de negócios e, principalmente, ao turismo rural. Sempre visando a geração de emprego e renda”, diz o coordenador-geral do GT de Turismo Religioso, Eliseu Rocha.

Um dos mais ativos e consolidados de todo o Brasil, o Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná é formado pela Secretaria de Estado do Turismo, Pastoral do Turismo da CNBB, Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec), Fecomércio-PR, Sebrae-PR e Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV-PR).

Atualmente conta também com apoio das Instâncias de Governança do Estado, representantes de Rotas Turísticas Religiosas, TV Evangelizar, Associação dos Municípios do Paraná e da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Evento tem o apoio do Santuário Nossa Senhora do Rocio

Povo de fé

Segundo um estudo da Setu concluído em 2020, em parceria com o Sebrae-PR, o turismo religioso é o terceiro segmento mais movimentado do Paraná, representando 25% dos atrativos do Estado. São cerca de 300 pontos de interesse mapeados, entre igrejas e santuários, festas religiosas e romarias. O paranaense também é considerado um povo de fé, o que confere ainda mais força às discussões e melhorias desta temática.

Inscrições

O 5.º Fórum de Turismo Religioso do Paraná é uma realização do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Sistema Fecomércio Sesc-Senac-PR, Abav-PR, Sebrae-PR, Rota do Rosário, Lunardelli e TV Evangelizar, contando com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, Convention Bureau de Paranaguá, Adetur Litoral e Santuário Nossa Senhora do Rocio.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na plataforma Sympla.

Programação

O evento começa na noite de quarta-feira, dia 15 de março, a partir das 19h, com uma solenidade de abertura. Já na quinta-feira, dia 16, a programação tem início às 9h com a apresentação de um Painel de Turismo Religioso, com a participação do Atrativo Turístico Religioso Canção Nova – Campos Alegria, do Prof. Paulo Bassani (Programa de Carbonização dos Resíduos e Cultura Sustentável) e do Prof. Nicola Martorano (Transformação Tecnológica e Inovação no setor de Água e Saneamento).

Logo em seguida, às 10h, terão apresentações do Turismo Religioso no Paraná em diversos locais, iniciando com o tema Rota da Fé (Caminho Iniciático de Santiago de Compostela), com Rubem Moyano; seguido do tema Caminho das Igrejas Coloniais do Litoral do Paraná; Mesquita Omar Ibn Al-Khattab (Foz do Iguaçu), com Hola El Kadri; Evento Marcha para Jesus Curitiba; Juranda – Cidade do Milagre, com Leila Miotto Amadei; e Rota da Medalha Milagrosa, com Estela Mara Rosa.

A manhã de quinta-feira, 16, será finalizada com um painel sobre os produtos do turismo religioso, com a participação da Domus Operadora, por Pedro Kempe; Libermundo Peregrinos, por Márcio Kleina; e Santuário São Miguel Arcanjo, pelo Pe. Roberto Moraes de Mediros. 

Às 14h, acontece a apresentação do Projeto de Experiência Turística do Caminho de São Miguel, de Prudentópolis. Às 14h40 inicia os painéis sobre estruturação de destinos com  os temas 1° Caminho Jesus de Santas Chagas (Borrazópolis-PR), 2.° Caminho Jesus de Santas Chagas (Ivaiporã – PR), Lunardelli – PR – Capital da Fé e Rota do Rosário.

Às 16h30 o Sesc PR traz mais informações do projeto Conheça seu Atrativo Religioso, por Augusto Zórtea. Às 16h30 haverá a apresentação das opções de passeios dos receptivos locais e, em seguida, um coffee break. Às 17h o evento encerra o dia com um convite para visitar a feira de produtos locais.

Na sexta-feira, 17 de março, último dia do Fórum, acontecem as apresentações: Caminho do Monge – Campo Tenente – PR, Santuário da Divina Misericórdia – Curitiba, Evento Corpus Christi Curitiba, Turismo Religioso de Apucarana, Santuário de Fé Espírita Reino de Baluaê – Terra Roxa, Turismo Religioso de Manoel Ribas e Museu Egípcio da Ordem Rosacruz.

Às 9h30, os participantes terão a oportunidade de ver um case nacional da Igreja do Bonfim, de Salvador-BA, com o Pe. Edson Menezes da Silva. E, logo depois, às 10h20, um case internacional, sobre o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe – México, com o Pe. Juan Castillo.

Às 11h10, a Secretaria de Turismo do Paraná fará a apresentação Facilitando Destinos Religiosos, com Deise Bezerra. Às 11h30, o Coral Indígena faz uma apresentação artística. Na sequência, o público poderá acompanhar os receptivos locais, almoçar e aderir a passeios pela região.

Com informações da Secretaria de Turismo do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress