Na tarde de sexta-feira, 28, a concessionária que administra o trecho Curitiba-Litoral da BR-277, bem como as PRs 508 e 407, divulgou balanço de movimentação nas principais estradas em direção ao litoral paranaense. São esperados mais de 315 mil veículos circulando em ambos os sentidos entre a quinta-feira, 27, até a quarta-feira, 2, durante o feriado de Réveillon. No feriado natalino, um total de 167 mil veículos viajaram durante o feriado, cerca da metade do que é previsto no Ano-Novo.
De acordo com o gerente de Atendimento da concessionária, Marcelo Belão, o movimento está crescendo de forma gradativa devido à previsão do tempo de temperaturas altas, bem como pela facilidade do acesso aos municípios litorâneos.
"Todas as obras foram finalizadas com antecedência e iremos disponibilizar recursos operacionais adicionais, como guinchos e ambulâncias, e também aumentar o número de funcionários. Tudo isso para que as rodovias de acesso ao litoral tenham as melhores condições de fluidez e segurança", completa.
Na quinta-feira, 27, cerca de 26 mil veículos transitaram em direção à região, sendo que na sexta-feira, 28, o número aumentou para 38 mil automóveis descendo a Serra do Mar. "No sábado, 29, a previsão é de 45 mil veículos. Já na terça-feira, 1.º, mais de 41 mil devem retornar pela BR-277, sentido Curitiba. Na quarta-feira, 2 de janeiro, o fluxo ainda será intenso, desde as 7h até o fim do dia, devendo atingir 40 mil veículos ao fim do dia", informa a concessionária. "A concessionária recomenda que os motoristas tenham anotado o telefone 0800 410 277 para qualquer incidente e pedido de socorro ou ajuda", completa.
OPERAÇÃO ANO NOVO
Na sexta-feira, 28, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a Operação Ano-Novo em todo o Brasil, incluindo o Paraná e a BR-277, principal via de acesso ao litoral.
"Com cinco dias de duração, a operação vai até às 23h59 de terça-feira, 1.°. Na saída para o feriado prolongado, o pico do movimento deve se concentrar entre o fim da tarde e o início da noite de sexta-feira e também na manhã de sábado. No retorno, o maior fluxo deve ser registrado durante a tarde e a noite de terça", afirma a assessoria da PRF.
"As equipes da PRF irão priorizar as fiscalizações de embriaguez ao volante, controle de velocidade e ultrapassagens proibidas. Com um dia a menos de duração, a mesma operação do ano passado terminou com duas mortes, 104 pessoas feridas e 127 acidentes atendidos pela PRF no Paraná. O balanço estadual da operação será divulgado na manhã de quarta-feira, 2, por volta das 10 horas", finaliza a PRF.