A EPR Litoral Pioneiro informou, por volta das 15h desta quinta-feira, 12 de junho, que a pista sentido Litoral da BR-277 está liberada para o fluxo de veículos no km 43,010, onde ocorreu uma queda de barreira na madrugada da última terça-feira, 10. A liberação para o tráfego, com a análise de segurança técnica após os serviços de limpeza, acontece pouco mais de 48 horas depois da ocorrência em que mais de 3 mil toneladas de sedimentos se deslocaram para a rodovia, o que corresponde a mais de 200 viagens de caminhões com material.
“A atuação ágil da concessionária e o trabalho intenso das equipes em campo garantiram a fluidez e a segurança da BR-277 naquele ponto, que teve momentos breves de interdição total. Durante todo o período de operação, o tráfego seguiu em esquema especial com o fluxo em mão dupla pela pista sentido Curitiba”, informou a EPR.
Uma avaliação preliminar indicou que o volume de sedimentos é composto também por um número considerável de raízes, galhos de árvores e vegetação. Além disso, foi constatado que a movimentação de terra teve início além da faixa de domínio da concessionária, ou seja, fora dos limites da concessão, o que tornou a situação ainda mais complexa.

(Foto: EPR Litoral Pioneiro)
O trabalho no local continua para identificar o que motivou a situação e executar a melhor alternativa para a correção definitiva da área.
Com informações da EPR Litoral Pioneiro