Tempo

Fortes chuvas alagam bairros de Paranaguá e prefeitura define ações emergenciais

Reunião para definir novas ações ocorreu no gabinete do prefeito Adriano Ramos

Até o período da manhã foram contabilizadas mais de 100 moradias assistidas

Até o período da manhã foram contabilizadas mais de 100 moradias assistidas

Paranaguá foi atingida nesta madrugada de quinta-feira, 9, por fortes chuvas que alagaram diversos bairros do município. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), mais de 105 milímetros de chuva foram registrados em poucas horas.

No período da tarde, o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, juntamente com secretários municipais, vereadores, equipes de trabalho e representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual se reuniram no gabinete da Prefeitura de Paranaguá para definir novas ações após o temporal.

“A nossa atenção está sendo dada para os desalojados, esse é o principal objetivo”, disse o prefeito Adriano Ramos
“A nossa atenção está sendo dada para os desalojados, esse é o principal objetivo”, disse o prefeito Adriano Ramos

“O objetivo da reunião é traçar planos, é entender o que a chuva, mais de 100 milímetros de água, afetou a cidade como um todo. Os secretários municipais estão desde o período da madrugada trabalhando, atuando em conjunto com a Defesa Civil, e a gente precisa fazer um diagnóstico de Paranaguá, entender, apesar do volume de quais são os bairros mais afetados, e fazer um plano emergencial e um plano a longo tempo. Prazo para poder fazer a limpeza desses canais, a limpeza da nossa drenagem que há muitos anos não se faz e isso”, destacou o prefeito Adriano Ramos.

A Secretaria Municipal de Segurança por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil prestou o atendimento primário ainda na madrugada e foram atendidos diversos imóveis, porém em sua maioria, as pessoas optaram por permanecer na casa ainda que invadida pela água, no sentido de esperar que a mesma baixasse após as chuvas.

“Estimando-se mais de 400 pessoas afetadas, porém apenas uma aceitou abrigamento e estão sendo assistidas no abrigo municipal”, disse o secretário municipal de Segurança, Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos
“Estimando-se mais de 400 pessoas afetadas, porém apenas uma aceitou abrigamento e estão sendo assistidas no abrigo municipal”, disse o secretário municipal de Segurança, Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos

Até o período da manhã foram contabilizadas mais de 100 moradias assistidas com a abordagem dos agentes de defesa civil de forma visual e em abordagem corpo a corpo. “Estimando-se mais de 400 pessoas afetadas, porém destas muitas famílias afetadas, apenas 1 família composta por 3 pessoas aceitou abrigamento e estão sendo assistidas no abrigo municipal aberto para a comunidade junto a Arena Albertina Salmon”, contou o secretário municipal de Segurança, Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos.

“Ao longo do tempo a gente tem percebido que esses alagamentos têm prejudicado mais famílias, mais bairros na cidade como um todo. A gente fica muito chateado de ver as pessoas perdendo os seus bens, as pessoas nessas condições, mas o que me deixa orgulhoso é que a nossa equipe não foge à luta”, disse o prefeito.

b56afe32 0dc5 4c96 9ce1 4a8be30188e7

Agentes de Defesa Civil do município percorrem os bairros para identificação de não conformidades que possam não terem sido percebidas na madrugada para que as secretarias municipais prestem o devido apoio. Quaisquer demandas poderão serem encaminhadas à central da Defesa Civil Municipal pelo número (41) 3721-1846 ou ainda pela central do Corpo de Bombeiros pelo número 193.

“Nesse momento, a nossa atenção está sendo dada para os desalojados, esse é o principal objetivo, acomodar essas pessoas, oferecer banho quente, alimentação, medicação para aquelas pessoas que necessitam de medicação, poder minimizar esses impactos que estão prejudicando as famílias aqui da cidade”, disse.

Mais de 105 milímetros de chuva foram registrados na cidade em poucas horas
Mais de 105 milímetros de chuva foram registrados na cidade em poucas horas

“No segundo ponto, nós vamos fazer um estudo, inclusive conversei muito hoje com o secretário de Obras, que conhece muito da questão da drenagem na cidade, um engenheiro, e ele falou que nós temos que fazer um plano para longo prazo, porque não faz esse trabalho de limpeza nos nossos canais e também da nossa drenagem de uma forma muito simples”, completou Ramos.

O Corpo de Bombeiros recebeu 11 solicitações de atendimento na cidade de Paranaguá em decorrência das chuvas intensas que atingiram a região na madrugada nesta quinta-feira, 9. No entanto, apenas 4 dessas ocorrências foram efetivamente atendidas pelas equipes dos bombeiros.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Os bairros mais afetados pelas chuvas foram Emboguaçu, Santos Dumont, Vila Horizonte e Serraria Rocha. O Corpo de Bombeiros reforça que permanece à disposição para atender à comunidade em situações de emergência e orienta os moradores das áreas afetadas a seguirem as orientações de segurança em períodos de chuvas intensas.

Você também poderá gostar

Fortes chuvas alagam bairros de Paranaguá e prefeitura define ações emergenciais

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Fortes chuvas alagam bairros de Paranaguá e prefeitura define ações emergenciaisAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.