conecte-se conosco

Tempo

Simepar prevê fortes chuvas para o litoral nos próximos dias

São previstos volumes acima dos 200 mm, com possibilidade de alagamentos entre o fim de semana e a quarta-feira, 30

Publicado

em

Foto: Arquivo

Na tarde da sexta-feira, 25, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) emitiu um alerta em forma de aviso meteorológico para todo o litoral do Paraná da incidência de um grande volume de chuvas previsto para ocorrer no fim de semana até a metade da próxima semana. Seis dos sete municípios da região deverão ser mais atingidos. Há a possibilidade de chuvas acima dos 200 mm entre o sábado, 26, e a quarta-feira, 30, com possibilidade inclusive de alagamentos na região.

“Está prevista a ocorrência de grande acumulado de chuva no litoral do Paraná entre os dias 26 e 30 de novembro de 2022. Os municípios mais atingidos serão Antonina, Guaraqueçaba, Morretes, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná, com volumes previstos acima de 200 mm neste período na região. Podem ocorrer alagamentos, inundações e enxurradas”, alerta o Simepar.

De acordo com a assessoria, para acompanhar as previsões do tempo, o cidadão pode acessar o site www.simepar.br indo no link “Tempo”, posteriormente clicando em “Previsão” e colocando o nome do município. 

Moradores e visitantes devem estar atentos e seguir orientações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros (Arte: Simepar)

Orientações e acionamento da Defesa Civil

Em agosto de 2022, quando se registrou diversos transtornos e alagamentos no litoral do Paraná devido a chuvas, a Defesa Civil emitiu  recomendações às pessoas da região que seguem vigentes, entre elas a de que sempre se acompanhe a situação meteorológica e que, em caso de ocorrência, se acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil Municipal em caso de emergência, como em situação de alagamento. “Também é importante que a população se proteja e não fique em regiões de praia”, ressalta.

Para emergências ligue para o Corpo de Bombeiros (193); Polícia Militar (190) e SAMU (192). O Corpo de Bombeiros do Paraná divulga, em caso de grande volume de chuvas uma série de recomendações aos moradores e turistas que prosseguem válidas, entre elas constam as seguintes: 

– Procure um abrigo o mais rápido possível, e não saia até que o vendaval pare;

– Se notar o risco de desabamento do telhado, saia do local e comunique o risco, inclusive às autoridades;

– Não se abrigue embaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis, elas podem cair e causar ferimentos;

– No carro, se possível, estacione o veículo em local seguro e espere o vento forte passar;

– Se necessário, e possível, entre em uma edificação;

– Não estacione o carro próximo a torres de transmissão, placas de propagandas e encostas;

– Evite navegação durante o período crítico;

– Mantenha portas e janelas fechadas.

Com informações do Simepar

Em alta

plugins premium WordPress