conecte-se conosco

Tempo

Chuva forte causa cancelamento de aulas no litoral do Paraná

Medida se dá por prevenção, devido às alterações climáticas no Litoral do Paraná

Publicado

em

As secretarias de Educação dos municípios litorâneos emitiram comunicados pelas redes sociais cancelando as aulas na tarde de quarta-feira, 10. Os cancelamentos foram feitos por conta da passagem de um ciclone extratropical pelo litoral do Paraná.

As aulas foram canceladas em Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. Há previsão de ventos de até 100 km/h no litoral do estado.

Paranaguá

A Defesa Civil Municipal de Paranaguá, por meio do seu coordenador, João Carlos Silva, informa que devido à previsão de alteração climática no Litoral Paraná, recomendou a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, nesta quarta-feira, 10. A medida se faz necessária para a preservação da integridade física dos alunos, professores e demais colaboradores, evitando quaisquer eventos danosos que possam vir a ocorrer.

A Defesa Civil Municipal solicita atenção, também, para a rede particular de ensino e demais interessados, a fim de estender os cuidados.

“Nossas medidas são de prevenção para evitarmos problemas. Acompanhamos a previsão do tempo e todas as alterações climáticas e estamos atentos às necessidades”, disse o secretário de Segurança e coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil do município de Paranaguá.

A secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Tenile Xavier, salientou que as medidas já estão sendo tomadas junto à comunidade escolar.

Guaratuba

Em Guaratuba, o município já prevê o acúmulo de mais de 100 milímetros de precipitação para o próximo período.  O Centro de Referência em Assistência Social – CRAS estará recepcionando as famílias que tiveram suas casas danificadas pelo vento ou por alagamento. Estas pessoas serão encaminhadas à Igreja Matriz, localizada em frente à praça Central na Avenida 29 de Abril.

Com a impossibilidade de tráfego em algumas ruas e regiões em função de alagamentos, a orientação é que os pais mantenham as crianças em local seguro. As unidades escolares manterão equipes de prontidão para eventuais necessidades.

O deslocamento foi realizado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil de Guaratuba. E poderá ser solicitado pelo número 193.

Matinhos

A Prefeitura de Matinhos informa que, devido ao alerta emitido pela Defesa Civil sobre o ciclone extratropical, as aulas durante a tarde de quarta-feira,10, aulas estão suspensas nas escolas e CMEI’s, a fim de preservar a segurança dos alunos.

A Administração Municipal ainda comunica que as atividades no Paço também foram suspensas, por conta dos riscos de segurança (equipamentos e pessoal), voltando ao funcionamento normal na quinta-feira, 11, às 8 horas. A recomendação é que os moradores fiquem em casa, informa o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Matinhos.

Antonina

Em nota, a prefeitura avisou sobre a suspensão das aulas devido às condições meteorológicas nas redes Estadual e Municipal de Ensino. É importante que a comunidade esteja atenta e ao observar qualquer situação de risco avise o Corpo de Bombeiros através do número 193, ou a Defesa Civil Municipal pelo telefone (41) 99172-9113.

Morretes

A Prefeitura de Morretes informa que foram suspensas as aulas no período da tarde, na rede de ensino municipal e estadual, devido às fortes chuvas previstas para o município.

A Secretaria Municipal de Educação, preferiu cancelar as aulas e o transporte dos alunos, em caráter preventivo, considerando a orientação da Defesa Civil, quanto às fortes chuvas previstas para a região.

Em caso de emergência, a recomendação é ligar para a Defesa Civil (41) 93500-9542.

Pontal do Paraná

A Prefeitura de Pontal do Paraná informa que todas as escolas municipais estão com as aulas suspensas. Em caso de emergência ligue 193 – Corpo de Bombeiros ou para Guarda Civil Municipal, 3455-9630.

Nota Explicativa da Defesa Civil do Paraná

O Litoral do Estado está sob alerta de ventos fortes e chuvas a partir desta quarta-feira, 10. O fenômeno será provocado pela formação de um centro de baixa pressão atmosférica, denominado ciclogênese, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Também irá ocorrer ressaca no mar.

A previsão indica ventos de 40 a 55 km/h, em média, podendo ser registradas rajadas de 90 km/h. A previsão de chuva acumulada pode chegar até 100 mm e ondas atípicas, com altura acima do normal. A Defesa Civil orienta, ainda, para que as pessoas que moram nas cidades litorâneas acompanhem a situação meteorológica e acionem o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil Municipal em caso de emergência, como em situação de alagamento. Também é importante que a população se proteja e não fique em regiões de praia.

Na quinta-feira o sistema de baixa pressão se afasta em direção ao mar, porém a atividade de agitação marítima deve perdurar até sexta-feira, 12.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress