conecte-se conosco

Tempo

Semana promete ser de tempo frio e chuvoso no Paraná

Temperatura máxima não passará dos 20°C no litoral do estado

Publicado

em

A chuva já se espalhou sobre parte do Sul do Brasil desde o fim de semana e ainda há expectativa para chuva moderada a forte, que pode atingir o interior do Paraná. De acordo com o Climatempo, também chove forte por várias áreas no leste do Paraná, incluindo Curitiba.

No litoral do Paraná, as temperaturas permanecerão baixas, com tempo nublado e ocorrência de chuva até quinta-feira, 11. Temperatura mínima poderá chegar a 13°C graus em alguns municípios da região litorânea.

A semana começou com predomínio de céu nublado e frio na Região Sul do Brasil. Na terça-feira, 9, um intenso sistema de baixa pressão atmosférica se aprofunda sobre o leste da Região Sul e reforça a instabilidade. Com isso, entre terça e quarta-feira, a previsão é de mais chuva e com alto potencial para volumes elevados no leste do Paraná.

O Climatempo alerta para chuva forte e volumosa até quarta-feira, 10, e ventos fortes, com rajadas que podem chegar a 80 km/h nesta semana.

A chuva perde força em grande parte da Região Sul ao longo da quinta-feira, 11, mas com o avanço da massa seca de origem polar, o destaque será o frio no fim de semana. O sol volta a aparecer, mas as temperaturas não conseguem subir. Segundo o Climatempo, “a quinta-feira será um dia com alto potencial para formação de nevoeiro no começo do dia. Várias áreas do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e do Paraná podem amanhecer com a visibilidade prejudicada, inclusive Porto Alegre”.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), nesta semana irá predominar um cenário instável, na altura do Paraná e sul do país. (Foto: Divulgação/Defesa Civil do Paraná/Thiago André Costa)

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), nesta semana irá predominar um cenário instável, na altura do Paraná e sul do país. Persiste, também, um fluxo de umidade e calor de regiões mais ao norte até a região. Com isso, no Paraná, nebulosidade, chuvas, algum temporal e temperaturas ainda com pouca variação. “Destaca-se, ainda, a formação de uma área de baixa pressão na região sul, com maior instabilidade também na região do Paraná”, informou.

Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil participa que a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica poderá afetar a faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, com ventos de direção Sudeste a Leste, com intensidade de até 100 km/h, de Rio Grande (RS) a Itajaí (SC), da manhã do dia 9 até a noite do dia 10 de agosto, e de Itajaí (SC) até Santos (SP), da noite do dia 9 até a manhã do dia 11 de agosto.

O mesmo sistema poderá provocar ressaca, com ondas de direção Sudeste a Leste, com altura de até 3,0 metros, de Mostardas (RS) até Itajaí (SC), da manhã do dia 09 até a noite do dia 10 de agosto.

Com informações do Simepar, Climatempo e Marinha do Brasil

Em alta

plugins premium WordPress