Segurança

Núcleo Regional de Educação de Paranaguá reforça ações de segurança nas escolas

Reunião foi realizada com o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC)

Projeto Escola Segura no Colegio Estadual Professora Marilze Da Luz Brand em Araucária. 16/09/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Na quarta-feira, 12, teve início nas escolas de Paranaguá, a Operação Escola Segura, após notícias de ameaça se espalharem nas redes sociais e causarem insegurança nas famílias. A medida é realizada de forma preventiva e, desta forma também, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá reforçou as ações de segurança a fim de tranquilizar os pais e orientar toda a comunidade escolar.

A chefe do NRE de Paranaguá, Izabel Cristina Vieira, explicou o que tem sido feito no âmbito da Rede Estadual de Educação. “Estivemos reunidos com o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) no litoral, tenente Alexandre Henrique Silva de Lima, e ele também estava reunido com o delegado da Polícia Civil, para reforçar as rondas e atendimentos das escolas e encaminhamentos dos protocolos a serem seguidos em situações de alguma ameaça. Também estaremos promovendo junto ao BPEC reuniões de orientações preventivas tanto com os diretores, como para alunos e comunidade”, ressaltou Izabel.

Sendo assim, ela destacou que os pais podem enviar os filhos para as escolas. “Enviem seus filhos às escolas porque os diretores estão orientados e todos os cuidados estão sendo tomados. É um momento delicado, mas todos estamos em uma ação única: os diretores estão atentos, as rondas são constantes da Polícia Militar, assim como Guarda Municipal e BPEC”, afirmou a chefe do NRE.

A Guarda Civil Municipal de Paranaguá afirmou que a Operação Escola Segura é realizada em parceria com a Polícia Militar e Civil e também contempla ações nas instituições de ensino da Rede Estadual e nas particulares com rondas em todas as regiões.

Patrulha Escolar

O comandante do 6.º Pelotão da 1.ª Cia do BPEC, Alexandre Henrique Silva de Lima, disse que a Patrulha Escolar atua em todo o litoral. “Atende os municípios realizando patrulhamento preventivo nas escolas; realizando visitas, mantendo contato com alunos e professores; realização de palestras sobre temas vinculados a segurança nessas instituições; permanências nos período de entrada e saída de alunos das escolas, além da realização do programa educacional PROERD na rede municipal”, afirmou o comandante.

Segundo ele, diante do cenário atual outras ações são desenvolvidas. “Estão sendo realizadas reuniões com os setores de segurança pública e Núcleo Regional de Educação para que possam ser realizadas com brevidade ações de resposta no intuito de tranquilizar todos os que compõem os estabelecimentos de ensino e trazer maior segurança à estes”, ressaltou o comandante da BPEC.

O Batalhão de Polícia Escolar e Comunitária (BPEC) desenvolve dois programas nas escolas do Paraná: Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

A Patrulha Escolar Comunitária é construída em cada comunidade escolar com o desenvolvimento de módulos e com a inclusão de atividades complementares. A aplicação do programa se dá em três módulos, todos aplicados na escola e de acordo com o interesse da direção e comunidade escolar, denominados de “Módulo de Segurança na Escola”, “Módulo de Educação Preventiva e Segurança” e “Módulo Suplementar de Segurança na Escola”.

Você também poderá gostar

Núcleo Regional de Educação de Paranaguá reforça ações de segurança nas escolas

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Núcleo Regional de Educação de Paranaguá reforça ações de segurança nas escolas

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.