Na quarta-feira, 12, teve início nas escolas de Paranaguá, a Operação Escola Segura, após notícias de ameaça se espalharem nas redes sociais e causarem insegurança nas famílias. A medida é realizada de forma preventiva e, desta forma também, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá reforçou as ações de segurança a fim de tranquilizar os pais e orientar toda a comunidade escolar.
A chefe do NRE de Paranaguá, Izabel Cristina Vieira, explicou o que tem sido feito no âmbito da Rede Estadual de Educação. “Estivemos reunidos com o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) no litoral, tenente Alexandre Henrique Silva de Lima, e ele também estava reunido com o delegado da Polícia Civil, para reforçar as rondas e atendimentos das escolas e encaminhamentos dos protocolos a serem seguidos em situações de alguma ameaça. Também estaremos promovendo junto ao BPEC reuniões de orientações preventivas tanto com os diretores, como para alunos e comunidade”, ressaltou Izabel.
Sendo assim, ela destacou que os pais podem enviar os filhos para as escolas. “Enviem seus filhos às escolas porque os diretores estão orientados e todos os cuidados estão sendo tomados. É um momento delicado, mas todos estamos em uma ação única: os diretores estão atentos, as rondas são constantes da Polícia Militar, assim como Guarda Municipal e BPEC”, afirmou a chefe do NRE.
A Guarda Civil Municipal de Paranaguá afirmou que a Operação Escola Segura é realizada em parceria com a Polícia Militar e Civil e também contempla ações nas instituições de ensino da Rede Estadual e nas particulares com rondas em todas as regiões.
Patrulha Escolar
O comandante do 6.º Pelotão da 1.ª Cia do BPEC, Alexandre Henrique Silva de Lima, disse que a Patrulha Escolar atua em todo o litoral. “Atende os municípios realizando patrulhamento preventivo nas escolas; realizando visitas, mantendo contato com alunos e professores; realização de palestras sobre temas vinculados a segurança nessas instituições; permanências nos período de entrada e saída de alunos das escolas, além da realização do programa educacional PROERD na rede municipal”, afirmou o comandante.
Segundo ele, diante do cenário atual outras ações são desenvolvidas. “Estão sendo realizadas reuniões com os setores de segurança pública e Núcleo Regional de Educação para que possam ser realizadas com brevidade ações de resposta no intuito de tranquilizar todos os que compõem os estabelecimentos de ensino e trazer maior segurança à estes”, ressaltou o comandante da BPEC.
O Batalhão de Polícia Escolar e Comunitária (BPEC) desenvolve dois programas nas escolas do Paraná: Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
A Patrulha Escolar Comunitária é construída em cada comunidade escolar com o desenvolvimento de módulos e com a inclusão de atividades complementares. A aplicação do programa se dá em três módulos, todos aplicados na escola e de acordo com o interesse da direção e comunidade escolar, denominados de “Módulo de Segurança na Escola”, “Módulo de Educação Preventiva e Segurança” e “Módulo Suplementar de Segurança na Escola”.