conecte-se conosco

Segurança

Corpo de Bombeiros repassa orientações para evitar incidentes e afogamento nas praias

Principal orientação é que as pessoas procurem sempre uma faixa protegida por guarda-vidas

Publicado

em

Foto: Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Paraná reforça orientações para garantir a segurança dos banhistas que aproveitam para curtir as praias do Paraná. 

Para evitar qualquer tipo de incidente e garantir a segurança de quem deseja aproveitar as altas temperaturas da estação, a tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, porta voz do Corpo de Bombeiros, na Operação Verão Litoral 2021/2022, repassa algumas dicas e orientações aos veranistas e moradores do litoral para que possam se prevenir e aproveitar o verão. “A principal orientação é que as pessoas procurem sempre uma faixa protegida por guarda-vidas, que é aquela sinalizada com a bandeira vermelha com amarela para que elas tenham o seu banho de mar de forma mais segura. Caso essa pessoa escolha se banhar numa faixa não protegida por guarda-vidas e ela tenha qualquer dificuldade até que alguém visualize essa situação até que faça o acionamento do socorro especializado o tempo, resposta a ela vai acabar sendo maior. A gente sabe que numa situação de afogamento, qualquer segundo faz toda a diferença. Por isso, reforço a importância de que as pessoas procurem essa faixa protegida por guarda-vidas para que elas possam ter o seu banho de mar mais seguro”, alerta a tenente Ana Paula que também deixa outras orientações. “Também orientamos para que as pessoas evitem a ingestão de bebida alcoólica antes de entrar na água e também tenham sempre o cuidado com as crianças. Tanto no mar quanto na areia”, completa.

O Corpo de Bombeiros também faz a distribuição gratuita de pulseirinhas de identificação. “Então aqueles pais ou responsáveis que chegam a areia com suas crianças podem procurar um posto de guarda-vidas para fazer a retirada dessa pulseirinha. Nela são colocadas algumas informações, como o nome da criança ou do responsável, também um telefone para contato e o PGV que é o posto de guarda-vidas de onde estão saindo essas informações. É muito importante que os pais ensinem suas crianças que caso elas se percam, caso elas acabem não encontrando seus familiares, elas procurem um posto de guarda-vidas e aguardem ali até que seja feito esse contato, essa localização. É importante a gente reforçar também que os pais ou responsáveis estejam com esse celular que seja passado ali como referência justamente para que caso seja necessário a gente consiga fazer esse contato. E mais importante ainda, claro, é sempre o cuidado, a supervisão constante. Sabemos que as crianças acabam se perdendo muito fácil, elas perdem ali a sua atenção, a praia está cheia de gente, muitas pessoas frequentando o nosso litoral, é importante que os pais, os responsáveis fiquem muito atento às suas crianças e também não só na areia ali para caso elas se percam, mas também no mar, para que essas crianças não fiquem sozinhas na água, evitando ali qualquer situação de afogamento. São cuidados que nós temos durante esse período de festas e durante todo o ano, claro, mas nesse período de festas porque temos uma movimentação maior aqui no litoral para que as pessoas possam voltar para as suas casas somente com boas lembranças”, finaliza a porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Foto: Claudio Neves

A Operação Verão Paraná Viva a Vida conta com 660 profissionais diretamente envolvidos, 91 postos de guarda-vidas no litoral paranaense, além de 36 embarcações e viaturas. Para maiores informações sobre locais adequados para banhistas, consulte o site do Corpo de Bombeiros do Paraná, em www.bombeiros.pr.gov.br.

Foto: Claudio Neves
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress