conecte-se conosco

Nafta

Famílias desalojadas por vazamento de nafta em Paranaguá não têm data para voltar para casa

Foram encontrados dois pontos de ruptura na tubulação onde houve vazamento

Publicado

em

O Corpo de Bombeiro Militar do Paraná, através do 8.º Grupamento de Bombeiros (8.º GB) Litoral, emitiu na tarde de quarta-feira, 12, uma nota atualizada acerca do atendimento à ocorrência referente ao vazamento que ocorreu no terminal marítimo Terin, no momento da descarga do navio, ocorrido na noite de domingo, 9, no ramal de importação do duto de combustível líquido, no bairro Rocio, em Paranaguá, em que possui aproximadamente 1.800 metros de extensão.

FAMÍLIAS DESALOJADAS

Famílias que moram próximas ao ocorrido e foram desalojadas por conta do vazamento de nafta ainda não tem data para voltar para casa. São pessoas diretamente afetadas que aguardam as análises químicas que devem avaliar o nível de contaminação na região e se é seguro permanecer no local.

“As famílias por medidas de prevenção ainda não puderam retornar às suas residências”, disse o 8.º GB.

Equipes operacionais dos Quartéis da Costeira e Nilson Neves, Oficial de Área, estão acompanhando preventivamente as ações realizadas pela empresa afetada. “Atualmente foram encontrados dois pontos de ruptura onde houve vazamento do produto na tubulação subterrânea, sendo mantidas escavações no intuito de encontrar mais locais”, informou a comunicação do Corpo de Bombeiros.

PLANO DE AÇÕES DE EMERGÊNCIA

Em reunião com todas as entidades envolvidas no atendimento a ocorrência, foi apresentado um Plano de Ações Emergência em caso de mau tempo, que será preventivamente executado na quinta-feira, 13, no intuito de evitar que o produto derramado, presente ainda nas galerias, não extravase para rede pluvial.

As aferições e limpezas nos pontos de derramamento continuam sendo feitas e gradativamente o volume do produto tem sido diminuído.

E o tráfego de veículos permanece inalterado, mantendo a restrição de acesso a veículos de carga para os terminais da Catallini e Transpetro.

“O Corpo de Bombeiros Militar agradece o apoio incondicional de todas as empresas e instituições públicas envolvidas”, agradeceu a corporação em nota.

PORTOS DO PARANÁ

A Portos do Paraná informa que foi localizado um segundo ponto de rompimento na tubulação que originou o vazamento ocorrido durante operação de nafta do terminal Terin. Técnicos da empresa Terin agendaram a pigagem da tubulação, com objetivo de tirar o que resta de produto da linha. Segue em andamento o trabalho de monitoramento das galerias pluviais e redes de esgoto na região.

Por conta da previsão de chuva a partir de sexta-feira, 14, estão sendo planejadas ações preventivas para que não alague a região e prejudique o andamento da operação de todos que trabalham no local da emergência. A operação de navios no Píer Público de Granéis Líquidos está liberada, assim como o acesso rodoviário aos terminais que operam nas áreas de abrangência da emergência continua ocorrendo de forma planejada e coordenada pela Defesa Civil, Guarda Municipal e Guarda Portuária.

As ações de controle estão sendo coordenadas pela Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Terin e pelo Plano de Ajuda Mútuo (PAM), da Portos do Paraná. A autoridade portuária informa que todos os recursos possíveis para auxílio no atendimento a ocorrência seguem disponibilizados pela empresa pública e por outros terminais que operam na região.

Com informações do 8.º Grupamento de Bombeiros Litoral e Portos do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress