conecte-se conosco

Segurança

Autoridades dão detalhes sobre as ações de segurança nas escolas municipais de Paranaguá

Todas as instituições de ensino estão com guardas municipais em período integral

Publicado

em

Após reunião realizada na tarde de terça-feira, 11, a Prefeitura de Paranaguá intensificou as rondas ostensivas nas instituições de ensino em prol da segurança da comunidade escolar. A chamada Operação Escola Segura é realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil. Na manhã de quarta-feira, 12, já foi possível observar um maior número de viaturas e profissionais da GCM em frente às escolas.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, acompanhou o início dos trabalhos na Escola Municipal em Tempo Integral “Takeshi Oishi”, que atende a Educação Infantil e Ensino Fundamental no bairro Parque São João.

“Redobramos o efetivo de segurança nas escolas, mas não deixamos de fazer o nosso serviço em toda a cidade em apoio a Polícia Militar e Civil. É um trabalho de excelência que a Guarda Municipal tem feito. Convocamos os pais para trazerem os filhos com tranquilidade, eu sei que gerou pânico em todo o País com a tragédia em Santa Catarina. Em Paranaguá não tivemos ocorrência, mas estamos saindo na frente para dar segurança com qualidade com aumento de efetivo, pois a educação é o futuro do nosso País”, afirmou o prefeito Marcelo Roque.

Guarda Municipal

O comandante da GCM, Leônidas Martins, disse que a Operação Escola Segura exigiu mudança na escala da corporação e mais de 60 guardas estarão durante todo o dia nas escolas. “Eles estão totalmente preparados, capacitados e equipados para dar segurança de imediato para os alunos e funcionários. Colocamos o efetivo às 7h desta quarta-feira e não temos data para retirar das escolas, somente quando o prefeito determinar. Eles ficarão em tempo integral nas escolas. Isso não dará uma sensação de segurança, mas uma segurança efetiva”, declarou o comandante da GCM.

Operação Escola Segura seguirá por tempo indeterminado

Ele salientou que a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) continuará com o trabalho nas ruas da cidade e destacou que Paranaguá não tem indício concreto de ataques em escolas.

“As famílias podem trazer as crianças para escola que elas estarão seguras. Qualquer dúvida, a população pode entrar em contato com a Guarda, temos o telefone 153 e o 3420-6009. Podem também baixar o nosso aplicativo, é uma ferramenta muito mais prática e rápida para entrar em contato”, enfatizou o comandante. Os moradores que receberem qualquer informação que possa colocar em risco a segurança dos estudantes podem também comunicar à GCM.

Educação

A secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, afirmou que na última semana muitos pais deixaram de levar seus filhos às escolas por insegurança. “Foram muitas notícias no País e mesmo contando com a ronda da Guarda Municipal próxima dos espaços, sentimos uma baixa muito expressiva no número de estudantes nas nossas escolas e CMEIS. Em contato com os gestores e profissionais que atuam nas escolas, levamos a demanda ao prefeito e na reunião de terça-feira definimos essa medida preventiva. Além de garantir a educação aos nossos estudantes, queremos garantir a segurança aos familiares para que possam trazer as crianças e saber que a Guarda está na rotina dos seus filhos”, frisou Tenile.

“Não compartilhem aquilo que vocês não sabem a veracidade, pois assim só instalamos um medo ainda maior nas pessoas”, disse a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier

Não compartilhar informações inverídicas

Ela destaca que é importante não disseminar informações inverídicas nas redes sociais. “Não compartilhem aquilo que vocês não sabem a veracidade, pois assim só instalamos um medo ainda maior nas pessoas. Em Paranaguá, estamos trabalhando em parceria com a Polícia Civil e Militar no sentido de prevenir, pois muito do que se espalhou na cidade, no momento que a polícia chegou aos envolvidos, viu que se tratava de brincadeiras. Em qualquer dificuldade a Guarda Municipal e as escolas estão à disposição, conversem com os diretores e professores, para que tenham informações reais sobre o trabalho que tem sido desenvolvido”, reiterou Tenile.

A secretária conclui fazendo um apelo aos pais. “Tragam suas crianças à escola, porque o direito a educação é de todas elas, com a certeza de que, além do trabalho educacional, nós teremos o acompanhamento de toda a rotina escolar com um guarda fixo nas escolas e também no acompanhamento mais próximo das instituições filantrópicas e da rede privada e da rede estadual com o apoio da Polícia Militar”, finalizou Tenile.

Em alta

plugins premium WordPress