O 9.º Batalhão de Polícia Militar do Paraná recebeu da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) um drone que auxiliará nas ações da corporação no combate ao crime. A entrega foi realizada com representantes das organizações, na tarde de quinta-feira, 17, no 9.º Batalhão. A doação do drone ocorreu através de uma mobilização da Aciap com associados e operadores portuários.
Estiveram presentes na entrega, o major Willians Taurino; o comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, Romão; o diretor empresarial da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho; o presidente da Aciap, Eloir Martins; e o diretor administrativo da Aciap, Marcos Eduardo Tavares de Andrade.
O comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, o tenente-coronel Luciano José Ribeiro Romão, agradeceu a iniciativa e afirmou que a PM tem segmentos especializados, localizados na capital do Estado, que é o Batalhão de Operações Aéreas.
“Já há um equipamento similar e outros com um pouco mais de recurso, que atendem de forma pontual e sazonal todo o Estado do Paraná. Nós aqui do 9.º Batalhão ficamos muito felizes porque nós vamos ter esse equipamento à nossa disposição, 24h por dia para a gente reverter em ações para a população”, disse o tenente-coronel Romão.
A partir de agora, com o drone, a corporação terá mais um instrumento para complementar as ações em terra.
“Pelo ar a gente pode ter uma visão mais abrangente da movimentação da criminalidade, ver sem ser visto, enxergar inclusive a noite com olhos melhores, vai ser um facilitador. O objetivo principal é cumprir a lei salvaguardando vidas, não colocar o policial em situações de zonas perigosas e, ao mesmo tempo, aproveitar um efeito surpresa para realizar uma prisão sem reação, salvando pessoa que está à margem da lei”, declarou Romão.
Ele concluiu destacando a parceria com as organizações. “A gente fica muito feliz com esse auxílio, com essa contribuição, já que a segurança pública é dever de todos e responsabilidade de todos, é muito justo e muito bem-vindo esse auxílio da comunidade, que a comunidade seja os nossos olhos. A gente vai reverter isso em inteligência, a gente vai temperar com a nossa experiência e transformar em ações eficazes, pontuais e sem efeitos colaterais”, frisou Romão.
Mobilização
O presidente da Aciap, Eloir Martins, afirmou que esta é uma ação muito produtiva para a sociedade. “Eu acho que há muito tempo a gente necessitava disso, às vezes conseguíamos, às vezes não. Mas não podemos imaginar que o Poder Público possa suprir todas as necessidades da nossa sociedade. Se a iniciativa privada não se mobilizar, nós não vamos ter sucesso. Nós temos que partir para a efetividade, para equipamentos superiores aos bandidos”, explicou Eloir.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Segundo ele, o pedido de doação teve resposta rápida dos empresários da cidade. “Foram mobilizados os associados, operadores portuários e prestadores de serviços que tão logo sentiram essa necessidade de forma absoluta”, finalizou Eloir.