Marcando o início da programação oficial da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Estado do Paraná, no sábado, 4, ocorrerá a apresentação e Troca do Manto da Mãe do Rocio e o envio das equipes de trabalho da festa 2023. A missa iniciará às 19h e será transmitida pela página do Facebook e no canal do YouTube do Santuário do Rocio.
“Esse ano a gente sente que haverá um público a mais, porque estamos vindo de três anos de pandemia e de um ano que a BR-277 e a PR-410, a Serra da Graciosa, limitavam o acesso de muitos romeiros devido aos problemas de deslizamentos. Ano passado muita gente desistiu de vir à festa por causa dos problemas de acesso e este ano estamos livres de tudo isso, o que promete ser uma grande festa. A gente espera receber muita gente aqui”, disse o reitor do Santuário do Rocio e Missionário Redentorista, padre Dirson Gonçalves.
Com o tema inspirado na passagem bíblica “Meu espírito se alegra em Deus” (Lc. 1,47), o evento dará início a preparação do Jubileu de Ouro, que celebra os 50 anos da Mãe do Rocio como padroeira oficial do Estado do Paraná, reconhecida pelo Vaticano no ano de 1977, por meio do Papa Paulo VI.
DOMINGO
Seguindo com a programação oficial da festa, no domingo, 5, terão início as romarias, bênçãos e demais atividades religiosas. Às 8h30 terá a 9.ª Cavalgada da Fé, com saída da Fazenda Mandaguari (Estrada das Colônias, próximo à PR 508 – Alexandra/Matinhos). Na sequência, às 9h, ocorrerá a missa dos romeiros com transmissão pela página do Facebook e no canal do YouTube do Santuário do Rocio. E,
às 11h, será a Missa e Bênçãos das Crianças.
“A expectativa para a festa deste ano é grande e rezando para que seja um tempo de muitas graças, bênçãos, tempo também de fraternidade, de encontro, de família, pessoas, amigos, devotos. É um momento de festa, encontros e celebrações”, contou o padre.
Ainda no domingo, no período da tarde, a programação seguirá com a realização da 3.ª Moto Romaria, com saída do Posto Jardim Paranaguá, localizado no Jardim Guaraituba. Às 17h, será realizada a missa e bênção da saúde com a unção de enfermos e idosos. Já às 19h ocorrerá a última celebração do dia com a Missa do envio dos MESCES.
“Estou muito feliz com tudo o que foi preparado até agora e com essa expectativa que será um tempo muito especial”, finalizou o reitor do santuário.