conecte-se conosco

Religiosidade

Seminário da Diocese de Paranaguá pede a colaboração com doação de alimentos não perecíveis, produtos limpeza e de higiene

Bispo de Paranaguá, Dom Edmar, Reitor do Seminário, Padre Alberto Quirino e seminaristas

Publicado

em

fotos: Pascom da Diocese de Paranaguá

A crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 afetou diversos setores da sociedade, algo que inclui também o Seminário Diocesano Senhora do Rocio, responsável pela formação de novos padres para atuação na Diocese de Paranaguá, que abrange 13 municípios e 24 paróquias, incluindo os sete municípios do Litoral e outras localidades no estado.   

Para isso, as comunidades pertencentes à diocese, realizam mensalmente uma campanha para a arrecadação de alimentos, produtos de limpeza, de higiene pessoal e medicamentos, para serem enviados ao seminário, localizado em Campina Grande do Sul. 

“Temos o privilégio de contar com um seminário em nossa Diocese, por isso as 24 paróquias nos 13 municípios dividem a responsabilidade de providenciar mensalmente as necessidades de alimentos, produtos de limpeza, de higiene pessoal e medicamentos para mantê-lo”, explica Padre Alberto Quirino, Reitor do Seminário Senhora do Rocio, em Campina Grande do Sul.

Em abril, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a Paróquia Nossa Senhora da Paz e a Paróquia São Cristóvão em Paranaguá estão recebendo doações para enviar ao seminário.

“Ao mesmo tempo as pessoas que desejarem fazer uma doação espontânea podem fazer PIX diretamente para o Seminário: Mitra Diocesana de Paranaguá – Seminário Diocesano Senhora do Rocio: PIX: 75180760/0021-70. Os telefones para contato são (41) 3676-1357, 3679-2815 ou 3158-0523. Além de ajudar na campanha, as pessoas podem visitar o Seminário, fazer doações de produtos alimentícios ou de limpeza. São sempre bem-vindos”, enfatiza o reitor, que agradece a todas as pessoas que ajudam a manter viva a chama do seminário. 

Sobre o Seminário Senhora do Rocio

Instituído pelo bispo Dom Alfredo Novak (1930-2014) em 25 de setembro de 1998, o seminário da Diocese de Paranaguá fica em Campina Grande do Sul, Rodovia do Caqui, bairro Araçatuba. Durante toda a sua história, vem contribuindo e servindo como casa de formação para os candidatos ao presbitério (serem padres) durante os estudos filosóficos e teológicos. Em tempo integral, acolhe os postulantes-seminaristas para sua formação humana, pastoral, intelectual, eclesial e comunitária. É de conhecimento que a formação dos sacerdotes na Igreja Católica é bem exigente.   

Para a comunidade local é lugar para ações sociais em benefício dos necessitados e para a diocese um espaço de convivência, alegria e acolhimento. No alto de uma pequena colina, a construção foi feita em formato de Cruz. A casa, decorada com simplicidade e bom gosto tem pomar, horta e uma vista das matas e montanhas para propiciar a oração, a contemplação e o silêncio necessários para os estudos. O atual reitor é o padre Alberto Quirino