conecte-se conosco

Religiosidade

Palácio Iguaçu recebe imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná

Visita à sede deu início às comemorações do Dia da Padroeira

Publicado

em

Expectativa é que mais de 200 mil romeiros visitem o santuário dedicado à Nossa Senhora do Rocio / Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Após a recepção, o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, celebrou uma missa na Capela da sede do governo

O Palácio Iguaçu recebeu, na terça-feira, 24, a imagem de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. A visita deu início à peregrinação da imagem que antecede a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, comemorada em 15 de novembro, em Paranaguá, no Litoral do Estado. A imagem e os fiéis que a acompanharam foram recebidos por autoridades do governo estadual e pelo padre José Aparecido Pinto, pároco da capela do Palácio Iguaçu.

Após a recepção, o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, celebrou uma missa na Capela da sede do governo estadual.

“Estar aqui na sede do Governo do Estado é muito simbólico, pois trazemos a memória de todas as cidades do Paraná, já que a Senhora do Rocio é padroeira de todas elas. Aqui a gente traz em mente que essa benção se espalhe por todos os municípios”, afirmou.

A peregrinação da imagem é uma tradição anual que antecede a comemoração do dia da padroeira. Além disso, a festa conta com uma programação de missas, novenas e celebrações que acontecem em Paranaguá de 4 a 19 de novembro. A expectativa é que a festa receba mais de 200 mil romeiros.

“A festa deste ano será a primeira depois de vários anos de dificuldades, como a pandemia, por exemplo. Então esperamos a participação de muita gente, especialmente no dia 15″, disse padre Dirson Gonçalves.

A peregrinação da imagem é uma tradição anual que antecede a comemoração do dia da padroeira / Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

PROGRAMAÇÃO

Entre os principais eventos previstos estão a Cavalgada da Fé e a Moto Romaria, que acontecem em 5 de novembro; a Romaria das Crianças e a Romaria Motorizada, ambas no dia 11, e as romarias Marítima e Ciclística, em 12 de novembro.

No dia 15 de novembro acontece a tradicional Procissão Solene, em que os fiéis saem do Santuário do Rocio e caminham até a Catedral de Paranaguá. No dia seguinte é feita a Procissão Luminosa do Retorno, com saída da Catedral em direção ao Santuário.

“Esperamos que venham pessoas de todo o Paraná para uma festa muito bonita, que neste ano terá uma roupagem nova, já que temos uma praça em frente ao santuário que foi revitalizada com recursos do Governo do Estado”, afirmou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

A obra feita na Praça Padre Thomas Sheehan, fruto de um investimento de cerca de R$ 2 milhões, envolveu a substituição dos pisos novos, que são permeáveis e possuem sistema tátil para cegos, meio-fio de concreto, novos bancos, bicicletários, lixeiras, luminárias, comunicação visual e paisagismo.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

PADROEIRA

A devoção à Nossa Senhora do Rocio começou no século XVII, quando Paranaguá foi elevada à vila. Os registros históricos indicam que, durante uma pesca na Baía de Paranaguá, um pescador conhecido como Pai Berê pegou em sua rede uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, levou-a para casa e começou a rezar para ela. Depois, a imagem foi nomeada Nossa Senhora do Rocio.

A santa foi declarada padroeira do Estado por bispos paranaenses em 1939. Em 1977, o papa Paulo VI concedeu a ela o patronato do Paraná.

Fonte: AEN

Em alta