A tradicional Procissão Solene em honra a Nossa Senhora do Rocio chega a sua 204.ª edição e é esperada por muitos fiéis que aguardam o dia 15 de novembro para cumprir suas promessas. São esperados mais de 100 mil devotos que devem vir de diversos Estados para acompanhar esta que é a segunda maior procissão de todo o País, ficando atrás somente do Círio de Nazaré, que acontece em Belém do Pará.
A saída da Procissão Solene, também conhecida como Terrestre ou dos Milagres, acontece às 16h de quarta-feira, no Santuário do Rocio em direção à Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário. O percurso será todo realizado pela Rua Professor Cleto.
Neste ano, a festa foi considerada Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Essa procissão é também protegida pelo Iphan, assim como a Procissão Marítima, além de toda a festa. Uma das exigências é que ela siga a tradição de voltar a sair pela Rua Professor Cleto, por isso, neste ano todo o trajeto será realizado por essa rua, seguindo a tradição mais recente, dos últimos 50 anos”, destacou o missionário redentorista e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padre Joaquim Parron.
A missa acontecerá ao fim da procissão na Catedral. Muitas romarias já confirmaram presença para a procissão, o que deve gerar muito movimento e contribuir com a disseminação da mensagem da festa e para a história de devoção a Nossa Senhora do Rocio.
“Temos a informação de que mais de 500 pessoas virão em caravanas e ônibus de diversas regiões, como Foz do Iguaçu, Londrina, cidades do interior como Tibagi e Rio Negro, e de outros Estados como São Paulo e Santa Catarina, nos quais temos muitas confirmações”, reiterou o padre Parron.
PROCISSÃO DE RETORNO
A imagem voltará ao Santuário na quinta-feira, 16, mas antes haverá uma missa às 17h e saída da Catedral Diocesana, às 18h15.
“Esse horário é para que o povo possa fechar o comércio e ainda tenha tempo de acompanhar a procissão. O encerramento será no Santuário com a liturgia de Nossa Senhora do Rocio”, afirmou o padre Parron.
A programação religiosa continua na sexta-feira, 17, com novena às 15h, e atividades sociais, com shows artísticos promovidos pela Rádio Difusora. No sábado, 18, haverá missa no Santuário, às 19h, com a bênção da saúde, e shows artísticos, às 20h30. No domingo, 19, acontece o encerramento da festividade com missas às 8h30, 11h30 e 19h, no Santuário e, às 20h30, o sorteio da Promoção Show de Prêmios na Praça da Fé.