Connect with us

Religiosidade

Missa da Troca do Manto de Nossa Senhora acontece dia 1.º de novembro

Troca do Manto conta com simbolismo da homenagem dos filhos para com a Mãe do Rocio

Publicado

em

Troca do Manto

Evento marca início da Festa da Padroeira do Paraná

No domingo, 1.º, às 19h, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizará a tradicional Missa da Troca do Manto da Padroeira do Paraná. Além da celebração presencial, a missa terá transmissão on-line nas redes sociais do Santuário e, após a troca do manto, haverá uma live do cantor católico Thiago Brado, assim como drive-thru de um bolo de comemoração aos 100 anos do Santuário do Rocio, cuja venda dos ingressos está sendo feita na secretaria da Igreja. 

“O significado da troca do manto é a homenagem dos filhos para ornamentar, vestir a Mãe do Rocio para a festa. O manto tem um significado muito profundo da delicadeza e homenagem dos filhos para a Mãe que eles amam tanto e que eles querem tê-la bonita no dia da festa. É algo muito especial e emocionante”, afirma Padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Rocio. “É sempre uma surpresa e expectativa da cidade e dos devotos, de todo mundo, e vai ser com certeza um momento muito bonito”, complementa.

Segundo o padre, o manto neste ano foi produzido pelo artista Fábio Ítalo, do Rio de Janeiro. “A tradicional missa para a troca do manto será no domingo, 1.º, às 19h, no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Após a missa, teremos uma live (sem público) com o cantor católico Tiago Brado. Nesta noite, também após a missa, teremos o drive-thru do Bolo do Centenário, com 399 fatias (representando os 399 municípios paranaenses). Os convites custam R$ 10,00 e estão à venda na secretaria do Santuário. O bolo é uma referência aos 100 anos da edificação do nosso Santuário e terá 100 medalhinhas de Nossa Senhora”, informa.

De acordo com o reitor, serão respeitadas todas as medidas de prevenção à pandemia da Covid-19. “Por causa da pandemia precisamos realizar adaptações para garantir a segurança das pessoas e a prevenção à Covid-19. Teremos totens para distribuição de álcool em gel e nossas missas receberão 50% da capacidade do Santuário”, explica. Além da missa da Troca do Manto da Mãe do Rocio, durante todo o domingo, 1.º, haverá missas às 9h, 11h, 15h e 17h. “Estamos preparando uma surpresa para os devotos, a troca será emocionante”, acrescenta padre Dirson.

100 anos do Santuário do Rocio

Santuário está completando 100 anos em 2020

“Este ano em especial, a igreja (a construção) está completando 100 anos, e os missionários Redentoristas que administram o Santuário completam 75 anos de trabalho missionário aqui no Santuário. A celebração marca o início das festividades de Nossa Senhora do Rocio”, afirma padre Dirson, destacando o simbolismo da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio em 2020 e da Troca do Manto que dá início ao evento. 

“Estamos nos aproximando da festa em reverência à Nossa Senhora do Rocio. Com o tema “Mãe do Rocio, intercedei por nós”, voltamos nossas orações a esse tempo de transformações e à necessidade de lembrar sempre da nossa Mãe Milagrosa que intercede por nós e nunca nos abandona. Essa será a nossa 207.ª edição da festa e o essencial do evento nós teremos, que é a parte religiosa. Convidamos todos os devotos para que participem da Festa, seja presencial ou pelas redes sociais do Santuário, e sigam a nossa programação que foi feita com muito carinho e em homenagem a nossa Mãe do Rocio”, finaliza padre Dirson. 

Além da missa presencial, haverá transmissão na página do Santuário no Facebook no link https://www.facebook.com/santuarioestadualdorocio/ e no YouTube com o nome “Santuário do Rocio Paranaguá”.