conecte-se conosco

Religiosidade

Festa em louvor a Santo Antônio inicia no dia 1.º de junho

Trezenas e bolo com as medalhinhas fortalecem a tradição

Publicado

em

A comunidade de Santo Antônio, em Paranaguá, inicia na terça-feira, 1.º, a programação em louvor à Festa do Padroeiro. Até o dia 13, serão realizadas missas, às 20h, na igreja localizada na Vila Gregório, são as tradicionais trezenas de Santo Antônio, que devido à pandemia do novo Coronavírus as celebrações serão presenciais e on-line. Os fiéis podem acompanhar em casa através da página do Facebook da paróquia.

Todos os anos, neste período, a igreja fica lotada de fiéis, os quais, além de fazer orações, ainda podiam aproveitar outras atividades festivas. Neste ano, novamente por causa da pandemia de Covid-19, tudo está sendo diferente. 

“Todos os anos tínhamos o costume de fazer uma quermesse, porque celebrar a alegria de ter um padroeiro é muito importante para nós, mas desde o ano passado, devido à pandemia, as restrições foram necessárias para conter o avanço da pandemia. Então, nós restringimos esse ano há duas atividades no sistema drive thru: a noite da panqueca e o bolo de Santo Antônio”, informou o padre Emerson Zella, responsável pela paróquia.

No sábado, 5, às 18h, acontece a noite da panqueca no sistema drive thru. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 25 e contêm duas panquecas de carne, duas de frango e arroz. As vendas acontecem nas pastorais e também podem ser adquiridas através do telefone (41) 99189-6084.

“No dia 12, sábado, terá a benção do bolo dos namorados e vendas acontecendo ao longo do dia e no dia 13 acontece a venda do famoso bolo das medalhinhas de Santo Antônio. Logo pela manhã, às 8h30, teremos a Santa Missa e às 18h terá missa na Catedral Diocesana, seguida de carreata até a igreja de Santo Antônio, onde terá a benção dos carros e logo após a Santa Missa de encerramento da nossa festa”, divulgou o padre Emerson Zella.

O tradicional bolo de Santo Antônio, do qual serão vendidas fatias no salão paroquial, contém em seu recheio as tão esperadas medalhinhas de Santo Antônio. Diz a tradição que quem encontra a imagem do santo no bolo será abençoado.

O bolo de santo Antônio contém em seu recheio as tão esperadas medalhinhas. Foto: Ilustrativa

O padre Emerson Zella, responsável pela paróquia, ressalta que o bolo representa a partilha e a solidariedade, pois a partir da colaboração é possível manter as obras da paróquia. “Quem colabora comprando o bolo ajuda a fazer o bem. O importante é lembrar o exemplo de caridade deixado por Santo Antônio”, destaca o padre, convidando a comunidade para a programação.

ORIGEM

Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195.

Este é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o “Santo Casamenteiro”, sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio.

De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações. 

O Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da Festa Junina, assim como o Dia de São João e Dia de São Pedro. O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho de 1231.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress