A Festa de Nossa Senhora do Rocio começa no sábado e uma das atrações da programação é o Encontrão Jovem, que acontece pela 3.ª vez no Santuário. A cada edição, o evento tem atraído mais o público, sendo que no ano passado foram registrados cerca de 450 participantes. A programação terá início às 19h, com missa e, logo em seguida, às 20h, está marcado o Encontrão.
A noite ainda contará com show de Willy Gomes, às 21h30, e apresentação da banda Colo de Deus, de Curitiba, às 22h, integrando as atividades sociais da festa. A novidade deste ano fica por conta da participação de intérpretes de libras, que possibilitarão que o público surdo presente participe e entenda toda a mensagem que o Encontrão deseja transmitir.
Um dos organizadores do evento, Paulo Henrique Rolim, explicou que a ideia de criar o Encontrão surgiu a partir da vontade de unir as paróquias e incentivar o envolvimento dos jovens com a igreja. “Como estava presente em várias comunidades, percebia que não havia jovens nos movimentos da igreja e acreditei que um evento poderia atrair a juventude”, disse.
O primeiro Encontrão Jovem teve a participação de mais de 170 pessoas, superando as expectativas. Desde então, o evento passou a ser realizado em todas as festas das paróquias.
“O objetivo é que o jovem entenda o valor da missa, por isso passamos dois anos cativando, acolhendo, conquistando e, aos poucos, eles têm levado uma formação. De 2015 para 2016 dobrou a quantidade de participantes e do ano passado até este ano conseguimos visitar outras cidades”, contou Paulo Henrique.
INTÉRPRETES DE LIBRAS
Neste ano, a comunidade surda será atendida com duas intérpretes de libras para que a mensagem falada e cantada seja mais facilmente absorvida. Inclusive, foi criado um sinal específico para o Encontrão Jovem. “Esse foi o nosso maior presente, ainda não temos ideia de como vai ser, de como o público vai receber isso. Optamos neste ano por fazer uma pregação com trechos curtos do evangelho para que as intérpretes consigam passar a mensagem para eles”, afirmou Paulo Henrique. O organizador antecipou que neste ano haverá ainda uma surpresa para os participantes no formato da pregação.
Apesar do nome parecer que o encontro é voltado somente para os jovens, o público de todas as faixas etárias está convidado, de qualquer paróquia de Paranaguá e também de outras cidades. “O evento é aberto a toda comunidade de forma gratuita”, ressaltou Paulo Henrique.