conecte-se conosco

Religiosidade

Corpus Christi: Celebração Eucarística e Procissão Solene será no Centro Histórico de Paranaguá

Solenidade acontece na quinta-feira, 8, às 15h, na Catedral Diocesana

Publicado

em

Foto: Arquivo/Paróquia São João Batista

A comemoração de Corpus Christi é uma das festas mais antigas e importantes da Igreja Católica, remonta ao século XIII instituída pelo Papa Urbano IV.

O bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, anunciou que a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor, conhecida popularmente como Corpus Christi, que será realizada na sede da Diocese de Paranaguá, acontecerá na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário e em seguida haverá a procissão pelas ruas do entorno no Centro Histórico da cidade. 

No dia de Corpus Christi, 8 de junho, às 15h, todas as paróquias da cidade: Navegantes, Paz, São Cristóvão, São João e Santa Bakhita e os dois Santuários de Nossa Senhora do Rocio e São Francisco das Chagas se unirão ao bispo diocesano para realizar uma grande celebração eucarística na Catedral Diocesana. Em seguida sairão em procissão tendo à frente o ostensório com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do Centro Histórico da cidade. 

Trajeto

A procissão sairá da Catedral Diocesana descendo a Rua João Régis em direção à Rua João Estevão, vira à direita, passa em frente à Câmara Municipal, subindo a Rua dos Expedicionários, vira à direita e segue pela Avenida Coronel Elísio Pereira, Rua Conselheiro Sinimbu até a Catedral. 

Confecção dos Tapetes 

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Paranaguá informa que cada paróquia será responsável pela confecção dos tapetes coloridos no referido trajeto. Os tapetes serão confeccionados a partir das 6h, com alguns metros para cada paróquia.

Doação

Para que os fiéis tenham a oportunidade de realizar um gesto concreto, devem levar, no dia, um quilo de alimento não perecível para doação.   

Convite 

Dom Edmar faz o convite a todos os fiéis. “Estar na Igreja é compreender que a Eucaristia nasce do altar, mas a Sua presença, a presença de Cristo, é contínua. Na festa de Corpus Christi, nós pegamos o Santíssimo Sacramento para andar pelas ruas, pois a cada final de missa, Jesus nos envia em missão: Vão, estarei convosco todos os dias”. “Convido a todos para nos prepararmos e estarmos unidos para nesta grande festividade”, afirmou o bispo.

Além de Paranaguá, em todas as 12 cidades que fazem parte da mesma Diocese – Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pontal e Tunas – também realizará a missa solene, no período da manhã. 

A solenidade, que acontece na sede (Catedral), será transmitida pelas redes sociais, da Diocese de Paranaguá. 

Corpus Christi 

A comemoração de Corpus Christi é uma das festas mais antigas e importantes da igreja católica, remonta ao século XIII, instituída pelo Papa Urbano IV (1262-1264). A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944) que determina ao Bispo que a providencie, “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”. 

Com informações da Pascom Diocese de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress