conecte-se conosco

Religiosidade

88.ª Festa de Nossa Senhora Auxiliadora tem programação até domingo em Alexandra

Procissão ocorrerá no dia 4 de junho com saída do campo de futebol

Publicado

em

Fotos: Divulgação / Diocese de Paranaguá

A Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora realiza a 88.ª edição da festa em louvor a sua padroeira, em Alexandra, em Paranaguá. A igreja pertence à Paróquia Josefina Bakhita. As festividades iniciaram no dia 24 de maio, com Missa em louvor a Nossa Senhora Auxiliadora, às 19h30, e tem como tema este ano: “Unidos a Jesus, no olhar materno de Nossa Senhora Auxiliadora, pedimos a graça de sermos uma Igreja sinodal”.

De acordo com a programação oficial da festa, o Tríduo Preparatório teve início no dia 1.º de junho, com celebração às 19h30 na igreja em Alexandra, seguindo até o dia 3 de junho, bem como o terço encenado às 18h30. Todas as noites ocorrem as quermesses no local para as famílias e comunidade em geral, com a venda de salgados e bebidas.

No domingo, 4, último dia da festa em louvor a Nossa Senhora Auxiliadora terá a concentração para a procissão no campo de futebol e saída prevista para às 9h40. Às 10h30, acontece a Santa Missa e na sequência, às 12h, terá almoço festivo e show de prêmios.

NOSSA SENHORA AUXILIADORA

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII. Napoleão I, empenhado em dominar os estados pontifícios, foi excomungado pelo Sumo Pontífice. Em resposta, sequestrou o Papa e o levou para a França. Com fé na vitória, o Papa recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Savona logo que fosse liberto.

Depois de 5 anos cativo e sofrendo toda espécie de humilhações, fracassado, Napoleão cedeu à opinião pública e libertou o Papa, enviou ele a Roma e restituiu os bens da Igreja que havia tomado. No dia 24 de maio de 1814, Pio VII entrou solenemente em Roma, recuperando seu poder pastoral e cumpriu a promessa. Já Napoleão viu-se obrigado a assinar a abdicação no mesmo palácio onde tinha mantido preso o pontífice.

Para marcar seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o Papa Pio VII criou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, fixando-a no dia de sua entrada triunfal em Roma. Na Diocese de Paranaguá há a comunidade em Alexandra, na cidade de Paranaguá, dedicada a esta devoção.

A Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora está localizada na Rua José das Dores Camargo, S/N.º – Alexandra, em Paranaguá.

Em alta

plugins premium WordPress