conecte-se conosco

Religiosidade

445.ª Festa de Nossa Senhora do Rosário ocorrerá em Paranaguá

O tema da festa deste ano será “Maria, Mãe do Amor! Intercedei por nós”

Publicado

em

Programação será entre o dia 28 de setembro e 7 de outubro

Do dia 28 de setembro até o dia 6 de outubro, será realizado o novenário da 445.ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada pela Catedral Diocesana em Paranaguá. As novenas serão transmitidas todas as noites pela página da Catedral no Facebook, a partir das 19h. Além disso, em 7 de outubro, dia da Padroeira de Paranaguá, haverá comemoração presencial na Catedral e em ruas do Centro Histórico, com respeito aos decretos vigentes devido à pandemia da Covid-19, com foco no distanciamento social, higienização e uso de máscaras. 

O tema da festa deste ano será “Maria, Mãe do Amor! Intercedei por nós”, possuindo como lema, o versículo do evangelho de João que diz “Deus é amor, e quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus nele”.

“Em nossa Catedral desde o início da pandemia, temos seguido os decretos e protocolos dos governos estadual e municipal sobre as atividades religiosas. Temos feito uso dos meios de comunicação social para transmitirmos nossas atividades e temos realizado atendimentos individuais dentro do que os decretos permitem. Nesse sentido, durante o novenário e também para o Dia Solene da Festa dedicada à padroeira de nossa cidade e da diocese de Paranaguá, iremos seguir o que nos é permitido realizar pelos decretos a respeito de atividades religiosas”, afirma o pároco da Catedral, padre Emerson Zella.

Programação

“Em nossa Catedral, desde o início da pandemia, temos seguido os decretos e  protocolos dos governos estadual e municipal sobre as atividades religiosas”, explica padre Emerson Zella

Do dia 28 de setembro até o dia 6 de outubro, haverá diariamente missa e novena às 19h, na Catedral, algo que terá transmissão on-line. Em 7 de outubro (quarta-feira), feriado municipal e dia da Padroeira de Paranaguá, haverá Oração do Santo Terço às 10h; Santa Missa às 10h30; almoço com Feijoada às 12h e, às 18h, procissão motorizada pelas ruas do Centro Histórico. A data será finalizada com a tradicional Missa Solene às 19h30 na Catedral.

“Realizar a festa de Nossa Senhora do Rosário é importante para manter viva nossa tradição religiosa parnanguara, pois Paranaguá tem sua raiz na devoção a Nossa Senhora do Rosário. Celebrar sua festa significa que, embora estejamos vivendo situações inesperadas e novas para a humanidade, temos em Deus encontrado esperança para enfrentarmos essa situação e não desesperar. Com fé, encontramos forças para buscar soluções que nos ajudem a enfrentar a pandemia”, finaliza o padre Emerson.