Connect with us

Religiosidade

Reconstrução do telhado da Paróquia Nossa Senhora da Paz deve ser concluída em dezembro

Primeiras telhas foram colocadas no começo desta semana

Publicado

em

Reconstrução do telhado da Paróquia Nossa Senhora da Paz deve ser concluída em dezembro

As obras para a reconstrução do telhado da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Paranaguá, já começaram. As primeiras telhas foram colocadas na tarde de segunda-feira, 23. Desde março de 2016, quando o telhado da igreja, localizada no bairro Jardim Alvorada, desabou, vários esforços têm sido feitos para angariar recursos para as obras no espaço.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Hector Gallardo, há cerca de um ano foi colocada a estrutura de madeira e, agora, como próxima etapa da reforma, a reconstrução do telhado deve ser concluída até o Natal. “Agora estamos na fase de colocação das telhas termoacústicas. São telhas especiais, com zinco e alumínio, e junto de uma placa de isopor como térmico e como acústico. Essa etapa está sendo trabalhosa, pois resolvemos colocar as telhas em uma peça só, sem ter que fazer emendas, porque a cobertura não vai levar forro, isso vai deixar com uma vista ainda melhor”, explicou o engenheiro responsável pela obra.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Hector Gallardo, há cerca de um ano foi colocada a estrutura de madeira e, agora, como próxima etapa da reforma, a reconstrução do telhado deve ser concluída até o Natal.

Ao todo, são 10 funcionários trabalhando na obra, de segunda à sexta-feira nos períodos da manhã e tarde. “As telhas pesam 104 quilos cada uma, então é preciso o trabalho de várias pessoas e estamos trabalhando há 15 metros de altura, por isso estamos utilizando uma talha elétrica. Outra questão que dificulta é a mão de obra, porque o serviço em altura não é fácil, precisa de pessoas capacitadas para a função, que tenham a coragem de trabalhar em altura, mas é claro que todos nós estamos trabalhando com segurança”, frisou Gallardo.

A expectativa é que em até 20 dias úteis o telhado esteja concluído, ou seja, ainda em 2020 essa etapa deve ser finalizada. A ideia, segundo Hector Gallardo, é colocar cinco telhas por dia, sendo que são 80 telhas no total.

A igreja vem realizando diversos eventos e campanhas junto aos paroquianos para buscar os recursos necessários e a paróquia está aberta para empresas que queiram, também, contribuir.

Odair do Rosário Alves, coordenador da paróquia Nossa Senhora da Paz, falou sobre o trabalho de reconstrução da igreja. “Eu quero dizer para as pessoas acreditarem, confiem, porque cada centavo que a pessoa deposita na igreja é cuidado com muito carinho, amor e respeito. Estão sendo feitos trabalhos que as pessoas não estão vendo, mas o cuidado que nós temos é uma coisa muito boa. Eu acredito no bom senso das pessoas, eu acredito no bom coração do ser humano. O trabalho voluntário é uma coisa fantástica, se todos tivessem um pouquinho deste trabalho dentro de si, não haveria nada que fosse contra, não existiria o mal entre um ou outro”, falou.

“Eu tenho certeza de que depois que a igreja ficar pronta, cada paroquiano vai ter muito orgulho dela, disse Odair do Rosário Alves, coordenador da paróquia Nossa Senhora da Paz.

Alves reforçou que precisa da união de todos neste momento de reconstrução da Paróquia Nossa Senhora da Paz. “Uma comunidade só é forte se todos se unirem, e nós precisamos da ajuda de todos, seja da comunidade, seja de fora dela. Eu sei que tem bastante gente que gosta de ajudar anonimamente, e isso é muito bom porque o que uma mão faz a outra não precisa saber. Eu tenho certeza de que depois que a igreja ficar pronta, cada paroquiano vai ter muito orgulho dela”, finalizou o coordenador da paróquia.

Enquanto os trabalhos não são finalizados, as missas são celebradas no salão paroquial anexo ao prédio da igreja. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3423-3373.

Leia também: Festa do Rocio teve a participação de vários bispos