conecte-se conosco

Editorias

Portos do Paraná e sua relevância nacional

Nos últimos anos, os portos paranaenses têm se desenvolvido. Prova disso são as certificações e prêmios alcançados, especialmente na área de gestão

Publicado

em

Nessa semana, a empresa pública Portos do Paraná anunciou que está entre as prioridades nacionais do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal. O que deve gerar investimentos importantes na área de movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais. Além disso, outras áreas devem ir a leilão ainda neste ano.

O Porto de Paranaguá está entre os incluídos no decreto assinado pelo presidente da república na segunda-feira, 24, como prioridade para abertura de licitações. No ano passado, outras cinco áreas foram disponibilizadas, três destinadas a granéis sólidos vegetais, um para granéis líquidos e um para carga geral.

Nos últimos anos, os portos paranaenses têm se desenvolvido. Prova disso são as certificações e prêmios alcançados, especialmente na área de gestão e de meio ambiente. Em 2021, foram reconhecidos como a melhor gestão pública do Brasil, pelo segundo ano consecutivo, liderando o ranking nacional nas práticas de mercado e em gestão. Para isso, são avaliados índices financeiros, contábeis, de transparência administrativa, regularidade tributária e trabalhista, além da manutenção dos acessos aquaviários.

O planejamento estratégico da Portos do Paraná já alcançou outros resultados positivos, partindo da autonomia total na administração dos contratos de exploração dos portos organizados. A primeira gestão do País a ter essa descentralização autorizada.

Sem dúvida, esse destaque nacional contribui para que o trabalho desenvolvido por aqui tome proporções maiores e se destaque dentro e fora do País. Um propulsor inegável da economia do Paraná. O ano só está começando e, se depender do trabalho que já tem sido realizado, será possível colher ainda mais resultados positivos que coloquem o Paraná e seus portos em evidência.

Continuar lendo
Publicidade