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Cultura

Projeto em comemoração ao “Dia dos Povos Indígenas” é celebrado em 20 escolas da rede municipal em Paranaguá

O trabalho faz parte do Patrimônio Étnico e as ações ocorrem durante todo o mês de abril

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Ilustração criada pelo Chefe das escolas integrais na Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá, Denni Capetta. / Ilustração: Denni Capetta.

Por diversos anos, o Dia do Índio foi celebrado no Brasil e desde 2022, este dia passou a ser chamado de Dia dos Povos Indígenas, a partir da Lei 14.402 do mesmo ano. Essa mudança foi realizada para explicitar a diversidade das culturas dos povos originários, neste caso para mostrar a todos que em nosso país não há apenas uma cultura indígena, mas sim há uma grande diversidade de culturas indígenas e que cada uma delas possui suas crenças, rituais e diversas outras particularidades.

“Trabalhamos durante todo o mês de abril para levar ao conhecimento dos nossos alunos, sobre esses povos originários tão importantes em nossa história. Além disso, foi criado um material didático especial sobre o assunto, com muitas gravuras e histórias, para as crianças. Precisamos mostrar a nossa cultura às crianças, ao invés de pedirmos para os alunos pintarem um cocar ou fazer um desenho de uma oca, precisamos salientar a importância desses povos, precisamos construir o sentido de brasilidade, de parnanguaridade, de empatia com todos os povos. É isso que buscamos dentro da Secretaria de Educação, um entendimento profundo sobre essas vivências culturais”, destacou Denni Capetta, Chefia das escolas integrais na Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá.

“Trabalhamos durante todo o mês de abril para levar ao conhecimento dos nossos alunos, sobre esses povos originários tão importantes em nossa história” destacou Denni Capetta, Chefia das escolas integrais na Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá. / Foto: Divulgação/Redes sociais.

Pensando nisso, os projetos relacionados aos povos originários são realizados durante todo o mês de abril nas Escolas Municipais em tempo integral do município e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e todas essas ações fazem parte do Patrimônio Étnico. Para tornar esse projeto realidade e engajar seus professores, um material didático foi pensado, com muitos vídeos, ilustrações, histórias dos povos indígenas e materiais naturais.

Diversos trabalhos são realizados nas escolas municipais de Paranaguá, pois se faz necessário mostrar e levar as crianças a conhecerem um pouco mais dos povos que fazem parte do Litoral do Paraná e que possuem grande cultura. Portanto, para a melhor realização desse trabalho, foram criados materiais didáticos especiais aplicados durante a realização do projeto. 

Neste projeto, as crianças puderam compreender ainda mais sobre a cultura indígena, principalmente daqueles povos que estão localizados no Litoral do Paraná, nas ilhas. Sendo assim, através do trabalho proposto pela chefia das escolas integrais, pelas mãos do Professor Denni Capetta em parceria com a escola Nydia Moreira Garcêz (Cedap), os alunos puderam vivenciar a experiência de criar os sinais em libras dos povos originários da cultura parnanguara.

O trabalho se faz necessário mostrar e levar as crianças a conhecerem um pouco mais dos povos que fazem parte do Litoral do Paraná / Ilustração: Denni Capetta.

“A oficina de libras, foi implementada esse ano pela Semedi. A Libras é um dos alicerces para a construção de uma sociedade inclusiva, por isso, a escola trabalha a cultura indígena de maneira interdisciplinar, focando sempre a contribuição desse povo no processo de construção da sociedade em que vivemos”, enfatizou a professora Alessandra Chediak da Escola Municipal em Tempo Integral “Takeshi Oishi”. 

Outra profissional que destaca a importância desse trabalho é a professora Heloisa da Escola Municipal Dr.Anibal Ribeiro Filho.

“Através dessa Oficina passamos para nossos alunos os sinais referentes ao que estamos trabalhando na semana. Pegamos frases e até mesmo músicas para reproduzirem os sinais”, declarou a professora.

Um amplo trabalho foi e é realizado pela secretaria municipal de educação para levar as crianças cada vez mais essa cultura dos povos indígenas para as crianças em nossas escolas, não lembrando desses povos somente em razão de uma data, mas sim pela importância que possuem em nossa cultura.

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