Portos do Paraná

Porto de Paranaguá celebra 90 anos com avanços impulsionados pela ferrovia

Conexão entre porto e ferrovia deve ser otimizado nos próximos anos com o Moegão

RUMO Locomotiva 2 1

Paranaguá conta com capacidade diária de descarregamento de 550 vagões por dia (Foto: Divulgação / Rumo)

O Porto de Paranaguá comemora seu 90.º aniversário em 2025, consolidado como um dos principais pilares de desenvolvimento econômico do Paraná e do Brasil, o complexo portuário tem como um dos grandes diferenciais a conexão com os trilhos da Rumo, maior operadora de ferrovias do país. Com mais de 66 milhões de toneladas de cargas gerais movimentadas em 2024, a conexão direta do porto com as ferrovias é um dos grandes diferenciais competitivos da operação. 

Hoje, o complexo portuário de Paranaguá conta com uma capacidade diária de descarregamento de 550 vagões por dia (aproximadamente 4 trens com volumes que ultrapassam mais de 50 mil toneladas/dia nos picos da safra). E essa operação eficiente será potencializada com o projeto Moegão que está com obras a pleno vapor. Elaborado pela Rumo e doado para a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), responsável pela execução das obras, o projeto vai elevar a capacidade de descarga para 900 vagões/dia, dando mais agilidade e eficiência à operação e diminuindo o conflito entre os modais (caminhão e trem) que hoje descarregam numa mesma moega nos silos públicos.

“Essa obra é essencial para impulsionar a participação das ferrovias na economia brasileira. É um modal seguro, eficiente e de baixo carbono, que agrega competitividade ao porto com perspectiva de longo prazo” destaca Ticiano Bragatto, gerente executivo da Rumo.

RUMO Vagoes 1
Hoje, o complexo portuário de Paranaguá conta com uma capacidade diária de descarregamento de 550 vagões por dia (Foto: Rumo/Divulgação)

Conforme o último balanço da APPA, quase 20% das obras já foram executadas. Com área total de quase 600 mil metros quadrados, o Moegão terá capacidade para descarregar simultaneamente até 180 vagões, em três linhas independentes. Cada linha terá capacidade de movimentação de 2 mil toneladas de cargas por hora. 

Outro diferencial da obra é a segurança e a mobilidade urbana. Os cruzamentos entre as linhas férreas e ruas da cidade será reduzido de 16 para apenas cinco, diminuindo a interferência da operação ferroviária nas comunidades localizadas no entorno do porto.

Os caminhos da ferrovia até o Porto de Paranaguá

O Paraná representa dois importantes fluxos de operação: no corredor do Norte do estado, as atividades atendem o mercado de exportação e importação, o transporte de grãos, combustíveis, fertilizantes, produtos industriais e contêineres, com composições que variam entre 90 e 145 vagões de acordo com a demanda e o tipo de carga. A outra rota parte da região Oeste no chamado corredor central, carregando diariamente trens no terminal da Ferroeste, em Cascavel (PR). O fluxo em todo o Estado é de mais de 20 trens por dia.

Fonte: Da Assessoria da Rumo


Porto de Paranaguá celebra 90 anos com avanços impulsionados pela ferroviaAvatar de Da Assessoria

Da Assessoria

Porto de Paranaguá celebra 90 anos com avanços impulsionados pela ferrovia

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar