conecte-se conosco

Nafta

Portos do Paraná emite nota sobre vazamento de nafta em Paranaguá

Ocorrência foi registrada na noite de domingo, 9

Publicado

em

Após o vazamento de nafta no terminal TERIN, a empresa pública Portos do Paraná emitiu nota, na noite de domingo, 9. A ocorrência foi registrada por volta das 20h na Avenida Coronel Santa Rita, em Paranaguá.

De acordo com a Portos do Paraná, imediatamente a equipe de prontidão da autoridade portuária foi acionada, isolando a área. As ações de controle são coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, TERIN e pelo PAM – Plano de Ajuda Mútuo, da Portos do Paraná. As operações no terminal seguem suspensas. Equipes trabalharam no local e todos os recursos possíveis para auxílio no atendimento à ocorrência foram disponibilizados pela empresa pública.

“As casas localizadas no entorno do vazamento foram imediatamente isoladas. Todo o produto vazado na avenida já foi retirado. O trabalho agora concentra-se na limpeza das galerias pluviais que envolvem a região. Uma comissão investigativa sobre o incidente foi formada para avaliar danos e responsabilidade sobre o ocorrido. As operações no terminal estão suspensas”, reiterou a Portos do Paraná em nota enviada na manhã de segunda-feira, 10.

*ATUALIZAÇÃO II COMUNICADO – 10/03/2023, 14h10/04/2023 – 14:33

Atualizando informações sobre o vazamento ocorrido durante operação de Nafta do terminal TERIN, na Avenida Coronel Santa Rita, em Paranaguá, a Portos do Paraná informa que as operações em todos os terminais de granéis líquidos seguem paralisadas. Esses ficam localizados à oeste, em área isoladas das demais movimentações portuárias que seguem normalmente no cais do Porto de Paranaguá.

Em briefing realizado no final da manhã desta segunda-feira (10), o Corpo de Bombeiros informou que deve concluir, ainda hoje, a limpeza das galerias pluviais da região. Todos os bueiros do local passaram por uma etapa de diluição, seguida de sucção e leitura dos índices de volatilidade do produto.

Técnicos da Terin já iniciaram os serviços de identificação do local do rompimento do duto subterrâneo, para poderem adotar as medidas corretivas. Até que seja corrigida a falha, as operações no terminal estão suspensas.

As ações de controle estão sendo coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, Terin e pelo Plano de Ajuda Mútuo (PAM), da Portos do Paraná. Também participaram do briefing a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Paranaguá, Paranaguá Saneamento, Instituto Água e Terra (IAT), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Defesa Civil e demais terminais que operam no local. 

A autoridade portuária formou uma comissão investigativa sobre o incidente para avaliar danos e responsabilidade sobre o ocorrido.

Em alta

plugins premium WordPress