Portos do Paraná

Leilão para ampliação do Canal de Acesso do Porto de Paranaguá ocorre em 22 de outubro

Investimento previsto no edital do leilão inédito é de R$ 1,23 bilhão ao longo de 25 anos

Concessão abrangerá manutenção, exploração e ampliação do canal de acesso (Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL)

Concessão abrangerá manutenção, exploração e ampliação do canal de acesso (Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL)

Na tarde da sexta-feira, 22, a Portos do Paraná anunciou que será realizado o leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá na B3, em São Paulo – SP. O edital deve ser publicado nos próximos dias pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) com investimento previsto de R$1,23 bilhão ao longo de 25 anos no canal por meio de concessão. Com isso, será realizada a ampliação, exploração e manutenção do canal de acesso aquaviário, com seu aprofundamento e alargamento, bem como da bacia de evolução e aprofundamento da chamada área de fundeio n.º 6.

Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o aumento da profundidade e alargamento do canal de acesso ao Porto fará com que haja acessibilidade para embarcações ainda maiores no Brasil, visto que atualmente o calado do Porto der Paranaguá é de 13,1 metros.  “O porto de Santos e os portos catarinenses têm, em média, 14,5 metros de profundidade, então a Portos do Paraná se prepara para receber as maiores embarcações que navegam pela costa brasileira”, afirma.

“Além do aprofundamento do canal nos próximos quatro anos, este investimento de mais de R$ 1 bilhão vai garantir a manutenção permanente dele pelos próximos 25 anos. Novamente o Paraná é pioneiro no desenvolvimento de novas modelagens e propostas trazendo mais eficiência e economia aos cofres públicos”, destaca Luiz Fernando.

Aumento da profundidade

Segundo a Portos do Paraná, a previsão é que o calado passe para 13,3 metros de profundidade média ainda na fase de implantação, chegando a 15,5 metros após a concessão, algo que viabilizará a atracação de navios de maior porte. “O futuro concessionário executará todos os investimentos necessários para atingir a meta estabelecida, incluído serviços de dragagem, derrocagem, sinalização náutica, batimetria, programas e monitoramentos ambientais, dentre outros”, complementa.

Diminuição do custo logístico

O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirma que o aprofundamento e  alargamento do canal permitirá um custo logístico menor para quem opera. “Nós estamos falando de ir de 13 metros para 15,5 metros, com o pagamento da tarifa cheia somente após as obras serem realizadas. Na batida do martelo, vamos garantir menor custo e mostrar ao País o caminho da infraestrutura que os demais portos também vão poder fazer”, completa Sandro Alex.

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“Além do aprofundamento do canal nos próximos quatro anos, este investimento de mais de R$ 1 bilhão vai garantir a manutenção permanente dele pelos próximos 25 anos”, afirma Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Ainda de acordo com a empresa pública, mesmo com a futura concessão, “os navios que acessam a Baía de Paranaguá seguirão pagando a taxa Inframar pelo uso do canal de navegação”, complementa. “Essa taxa cobre, por exemplo, os custos de dragagem e manutenção do canal”, explica a Portos do Paraná.

Redução da tarifa

“A empresa que oferecer o maior desconto na tarifa portuária terá vantagem sobre as demais”, detalha a superintendente de Governança da Portos do Paraná, Bruna Nicolau, frisando que o novo modelo permitirá redução do valor tarifa, algo que se deve ao modelo adotado para regrar o leilão na B3. “Além do desconto da taxa, que pode chegar a 12,63% do valor atual, também será avaliada a melhor proposta financeira”, complementa.

“O processo de licitação já foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e encaminhado à Antaq. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, os critérios previstos para o leilão de Paranaguá servirão de modelo para outros leilões de canais de acesso em Santos (SP), Itajaí (SC), Porto da Bahia e Rio Grande (RS). A União, que é o poder concedente, será responsável pelo leilão e a assinatura do contrato, a Antaq será responsável pela fiscalização e a Portos do Paraná estabelecerá as diretrizes e orientará a concessionária, fazendo a gestão estratégica portuária”, informa a Portos do Paraná.

Canal da Galheta e sua história

O Canal da Galheta fica localizado ao sul da Ilha do Mel, em Paranaguá, sendo  o principal acesso aquaviário ao Porto e terminais da Baía de Paranaguá desde a década de 1970. Nesse período,  “a demanda de navios de maior porte exigiu a dragagem do Banco da Galheta e consequente criação do canal”, finaliza a Portos do Paraná.

Com informações da Portos do Paraná


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Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Leilão para ampliação do Canal de Acesso do Porto de Paranaguá ocorre em 22 de outubro

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