No dia 9 de junho acontece a 2.ª edição da Corrida do Porto, a partir das 8h. Serão dois mil participantes em um evento histórico com todo o percurso planejado para dentro do cais do porto. Além das doações para famílias em vulnerabilidade de Paranaguá, a organizadora do evento e a Portos do Paraná ainda abriram um lote extra para ajudar os desabrigados do Rio Grande do Sul.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, falou sobre a expectativa para a Corrida junto à ação de solidariedade. “A expectativa é muito positiva para a segunda edição da única corrida do mundo realizada dentro de um cais de porto. Inclusive, traremos novidades ao público. Desta vez, todo o percurso será dentro do cais, fazendo com que os corredores passem pela área dos contêineres”, afirmou Luiz.
- Corrida do Porto arrecada R$ 75 mil para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
- 2.ª edição da Corrida do Porto traz novidades aos participantes
O primeiro lote, com 1500 inscrições, foi completo 42 dias antes da realização do evento. “A venda rápida das inscrições foi muito marcante para nós porque estamos apenas na segunda edição, mas já conseguimos reunir um grande público interessado neste evento. Somando o primeiro e segundo lote são 2 mil pessoas que participarão da corrida. É muito gratificante ver que conseguimos este bom resultado”, destacou Luiz.
Cerca de 44% dos participantes inscritos no primeiro lote desta edição são de Paranaguá. “O principal objetivo da Corrida do Porto é fortalecer esta relação entre a Portos do Paraná e a comunidade parnanguara. Muitas pessoas que não trabalham aqui no porto têm curiosidade de saber como é a estrutura portuária e a corrida permite essa imersão do público com a nossa rotina de uma forma segura e saudável”, frisou Luiz.
Organização da Corrida do Porto
O diretor-presidente da Portos do Paraná ainda comentou sobre a organização das operações portuárias no dia do evento.
“É uma parceria, onde contamos com o apoio da Guarda Portuária, Polícia Federal, Receita Federal e os agentes de segurança da Portos, além de toda a estrutura da empresa organizadora da corrida. Desta forma, todos seguem protocolos rígidos de segurança para evitar qualquer situação de risco aos participantes, garantindo que possam viver esta experiência dentro do cais de forma plena”, explicou Luiz.
Corrida do Porto é premiada
No ano passado, a Portos do Paraná foi premiada internacionalmente durante a Exposição e Convenção Anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) na categoria “Eventos Especiais”.
“O prêmio da AAPA trouxe muito orgulho para nós, pois mostra que este projeto, que é único no mundo, foi reconhecido internacionalmente. Nosso objetivo é justamente este, aproximar a comunidade do porto de uma forma que se torne referência para outros portos do mundo todo que buscam estas ações”, declarou Luiz.
Para ele, é fundamental colocar em prática ações e ideias inovadoras para ampliar o diálogo com a comunidade.
“Como é o caso da Corrida do Porto, e também trazer novas ações que aproximem a população da atividade portuária. Nós trabalhamos em um ambiente que exige muito resultado e responsabilidade e são ações como a Corrida do Porto que mostram para as comunidades o porquê prezamos tanto por este lugar”, finalizou Luiz.