Os parlamentares Nilo Monteiro, Waldir Leite, Benedito Nagel e Thiago Kutz fizeram uso da tribuna na sessão da última terça-feira, 12, a fim de passar as informações a respeito da ida a Brasília, na semana anterior, onde tiveram agenda em órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Terrestre (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e na Embaixada do Paraguai. Além disso, obtiveram a confirmação do repasse a Paranaguá de uma emenda parlamentar no valor de R$ 83 mil destinados a área da saúde.
FALA DOS VEREADORES
O vereador Waldir Leite informou que no Dnit ficou assegurado a vinda de um engenheiro do órgão federal, no próximo dia 19, para que se dê os primeiros passos no sentido de que um estudo de viabilidade técnica seja feito para a construção de um viaduto na Avenida Roque Vernalha, além de obras para a abertura de vias marginais nas laterais da Avenida Ayrton Senna.
"A visita ao Dnit em Brasília foi proveitosa porque além de explicações técnicas a respeito dos procedimentos que precisam ser tomados para a obtenção de verbas para a construção de obras como a do viaduto, conseguimos inserir na agenda técnica do órgão a vinda de um engenheiro para a cidade. Ou seja, vamos seguir um verdadeiro passo a passo para que tenhamos a possibilidade de um sucesso futuro", explicou Leite.
Já o edil Nilo Monteiro ressaltou que a presença dos vereadores na ANTT foi importante para que a cidade seja lembrada quanto as questões que têm causado dificuldades à população, como é o caso das manobras feitas pelos trens em horários de pico na avenida Roque Vernalha.
"Precisamos de um olhar mais cuidadoso da ANTT a respeito de Paranaguá e acredito que conseguimos, pois a Agência está disposta a verificar a situação e, se for o caso, realizar uma audiência pública na cidade para discutir com mais profundidade o assunto", comentou.
O vereador Benedito Nagel afirmou que a presença da comitiva em Brasília foi bem-sucedida, a ponto de ser obtida para a cidade uma emenda do parlamentar Luiz Nishimori no valor de R$ 83 mil. "Isso mostra que os vereadores podem e devem trabalhar no sentido de buscar suas bases, seja no governo federal ou estadual, de modo a conseguirmos recursos para a cidade, o que de fato aconteceu", disse.
O vereador Thiago Kutz destacou a ida à embaixada do Paraguai, onde foram recebidos pelo embaixador Manuel Cáceres, o qual destacou o fato de que a cidade de Paranaguá, graças ao trabalho do consul Edgar Patiño, foi o município que mais cadastrou jovens para serem inclusos nas universidades federais do Paraguai. Do total de inscritos, 23 pessoas foram selecionadas e vão ingressar, em 2018, no ensino superior do país vizinho.
"As agendas em Brasília foram diversas e todas elas o êxito esperado. Ficamos satisfeitos e esperançosos de que houve o encaminhamento de muitas coisas positivas para cidade, as quais poderão render bons frutos em um futuro próximo", observou o parlamentar municipal.
Da assessoria da Câmara