conecte-se conosco

Política

Lei de Francischini vai desviar os trens dos centros urbanos no Paraná

Só em 2019 foram 146 acidentes com trens no Estado

Publicado

em

Um longo transtorno para muitas cidades paranaenses está perto do fim. O governador Ratinho Junior sancionou o projeto do deputado Delegado Francischini que prevê o desvio das linhas férreas dos centros urbanos no Paraná nos próximos contratos de concessão, beneficiando todas as regiões metropolitanas do Estado.

“Os trilhos são uma cicatriz, um problema crônico em vários municípios. Debatemos muito e chegamos a um projeto consistente com um impacto positivo a longo prazo. Sempre se falou desta questão. Mas, enfim, conseguimos uma alternativa viável que trará mais modernidade ao estado e vai proteger as pessoas”, afirmou Francischini.

O parlamentar cita dados preocupantes. Só em 2019 foram 146 acidentes com trens – incluindo colisões e atropelamentos no Paraná. Em 2020, mesmo em plena pandemia, as ocorrências cresceram para 167 registros.

Foto: Wallace Machado

O projeto define que, na renovação das concessões, seja prevista a retirada das linhas ferroviárias do transporte de cargas das áreas centrais nas principais cidades do estado. A agora lei 20.650/2021 tem ainda a coautoria dos deputados Delegado Jacovós, Marcio Pacheco, Evandro Araújo e Michele Caputo.

Foto: Daniel Castellano

As linhas já existentes podem ser ocupadas por outros modais de transporte, como os veículos leves sobre trilhos, auxiliando também no trânsito da cidade. E ainda a reurbanização, com áreas para lazer e espaços culturais.

Da Assessoria

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress