conecte-se conosco

Política

Flávia Francischini e Adriano Ramos visitam a Folha do Litoral News

Deputada falou sobre o seu trabalho voltado para a inclusão

Publicado

em

A deputada estadual do Paraná, Flávia Francischini (União), e o pré-candidato a prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos (Republicanos), visitaram a Folha do Litoral News na tarde de quarta-feira, 27. Flávia falou sobre o seu trabalho voltado para a inclusão, em especial às ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), pauta recorrente na atualidade.

A deputada explicou que tem visitado os municípios do Paraná para divulgar informações sobre o transtorno. Ela é fundadora do Instituto “Fazer o bem sem olhar a quem”, que atende e orienta famílias no acesso ao diagnóstico e orientações sobre o autismo.

“O autismo sempre existiu, o que temos hoje é o diagnóstico precoce que te proporciona um tratamento muito antes. Hoje, aqueles autistas que não conseguiram fazer faculdade conseguem se entender. O meu trabalho na área começou firme quando diagnosticamos meu filho, ele estava com quatro anos e não andava, não falava, usava fralda, quando tivemos oportunidade de diagnosticar, procuramos todos os tratamentos. O Instituto foi criado há mais de dez anos e foi assim que ajudava as famílias”, disse Flávia.

Como vereadora em Curitiba, Flávia ajudou a aprovar dois projetos, entre eles o Roda de Conversa para instruir as famílias a entenderem como lidar com as crianças com diagnóstico. O outro projeto de sua autoria na capital do Estado consistiu em colocar profissionais que atendem os filhos nas escolas para orientar os pais. 

“O autismo está sendo cada vez mais discutido e eu, como mãe, fico muito feliz porque é a oportunidade que a gente tem de mostrar para a sociedade civil o quanto é importante fazer a inclusão. Temos feito audiências com palestras com o nome ‘Acordei mãe de uma criança autista’. Eu não vou como terapeuta e nem como parlamentar, mas como mãe para contar minha experiência”, destacou a deputada.

As palestras são levadas para cidades de todo o Paraná a convite das prefeituras. “A gente vê nos locais mais humildes que 70% das famílias quando os pais descobrem o diagnóstico, o pai vai embora de casa. E essa mãe fica com a criança, com a autoestima baixa, situação financeira ruim e com mais filhos. O que tem deixado a gente muito preocupado é que tem aumentado o número de suicídio entre mães de autistas. Vamos para essas palestras para dizer que essa é uma missão, que existem leis para mostrar, porque os filhos precisam incondicionalmente dessas mães”, frisou Flávia.

Como deputada, há uma iniciativa que visa acolher e oferecer tratamento também para as famílias. “Tem um projeto de lei meu que está protocolado na Assembleia que é a questão de a família ter o tratamento, não só receber orientações. A família precisa estar em sintonia para ajudar aquela pessoa”, disse.

Na segunda-feira, 1.º de abril, será realizada uma audiência sobre a conscientização do autismo na Assembleia Legislativa. “Deixamos esse convite, na última vez tivemos muita gente, muitas mães e a sociedade civil junto querendo aprender, reconhecer e incluir o autista”, concluiu Flávia.

O pré-candidato a prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, falou sobre a importância de acompanhar a deputada e firmar parcerias. “As parcerias são importantes para Paranaguá, para o desenvolvimento da cidade, a deputada Flávia Francischini se colocou à disposição da cidade e, recentemente, o partido União Brasil, o qual pertence a deputada, demonstrou apoio a nossa pré-candidatura a prefeito de Paranaguá, é muito boa essa construção. Fico feliz porque é uma mulher e nós temos trabalhado muito para inserir a mulher na política local e uma mulher na Assembleia que vai caminhar com a cidade de Paranaguá”, afirmou Adriano. “A pauta da inclusão é algo muito importante, é um trabalho que tem que ser desenvolvido pelos municípios e ela tem se destacado nesse sentido”, conclui o pré-candidato.

Em alta

plugins premium WordPress