conecte-se conosco

Política

Felicidade, educação e saúde mental são focos do vereador Welington Frandji

“A felicidade é um tema de grande relevância para toda a sociedade, abrangendo as áreas da educação, saúde e assistência social, numa perspectiva de política pública contínua e efetiva”, afirma Frandji (Foto: Divulgação/redes sociais)

Publicado

em

Felicidade, educação e saúde mental são focos do vereador Welington Frandji

Edil foi eleito como 1.º secretário da Câmara de Paranaguá

A renovação foi uma das características das últimas eleições proporcionais em Paranaguá. Concedendo a oportunidade de os cidadãos analisarem as propostas e focos de atuação dos membros do Legislativo, a Folha do Litoral News entrevistou os legisladores reeleitos e os novos vereadores de Paranaguá. Eleito para seu primeiro mandato, o vereador Welington dos Santos Frandji (Podemos) é servidor do município, professor atuante em Paranaguá há 13 anos, bem como exerce outras diversas funções que demonstram sua versatilidade profissional, algo que será importante no processo legislativo. Entre vários focos de campanha, sua atuação se pautou em temas essenciais, mas pouco abordados diante dos cidadãos: a felicidade e a saúde mental como forma de fortalecer a sociedade e combater malefícios como a depressão e o suicídio.

Com 39 anos, Welington Frandji é administrador e servidor concursado na Prefeitura de Paranaguá, sendo também professor e coordenador de cursos técnicos em Paranaguá, com ampla participação em entidades representativas, religiosas e acadêmicas do município. Ele possui graduação em Administração, Comércio Exterior, Pedagogia e Matemática, bem como diversas especializações, formações que servirão para fortalecer sua atuação em prol de melhorias para a população no Legislativo.

Sobre a renovação no Legislativo, Frandji afirma que vê o momento atual como de transição política, em que grande parte da população não se sentia representada nos últimos anos por parte dos políticos em exercício no Brasil.  “Ser eleito através de uma campanha limpa, respeitosa, com propostas fundamentadas e com uma equipe de voluntários, representou uma vitória muito digna. Me sinto lisonjeado em integrar esse novo momento da Câmara de Paranaguá, dentro de um processo de renovação que vem ao encontro dos anseios da sociedade, no atendimento a novas demandas e pautado na ética, capacidade técnica e compromisso social”, relata.

Neste ponto, o vereador afirma ser essencial reforçar a função fiscalizatória na Câmara. “Isso está previsto na Constituição Federal e representa uma das principais atribuições do Legislativo, visando à correta utilização dos recursos públicos e uma gestão pública com foco no desenvolvimento social pleno e coletivo”, salienta.

1.º Secretário da Câmara

Sobre ter sido eleito como 1.º Secretário da Mesa Diretora da Câmara já em seu primeiro mandato, ele destaca que, para ele, isso é uma honra e uma responsabilidade. “Acredito que toda a minha conduta social, a minha experiência e conhecimentos na área pública foram determinantes nesse processo de escolha. É muito gratificante contar com a confiança dos vereadores que me concederam a oportunidade de exercer essa significativa função e contribuir na organização e estruturação dos trabalhos desenvolvidos na casa. Eu afirmo que tão grande quanto a responsabilidade será o meu compromisso em desempenhar a função de primeiro secretário com muita dedicação”, afirma.

Felicidade

Durante os últimos anos, Frandji tem sido um palestrante e motivador de sucesso em Paranaguá, abordando a saúde mental, realizando inclusive o 1.º Congresso de Felicidade no município, tema que ele pretende levar para discussão no Legislativo. “Eu me considero um apaixonado pelo tema felicidade, acredito muito nessa temática, que inclusive tem um vínculo muito forte na minha trajetória de vida, bem como foi a grande marca da minha campanha. O Congresso da Felicidade foi um evento inovador e divisor de águas, que mobilizou positivamente toda a região litorânea e mudou a vida de muitas pessoas, resultando em diversas ações futuras como, por exemplo, a implantação da disciplina da felicidade nos cursos de nível superior, que concebeu uma nova proposta de formação em um contexto de integralidade do indivíduo”, explica. 

“Com base nessas experiências bem-sucedidas, vislumbro algumas propostas na área como a implantação do Centro Municipal da Promoção da Felicidade e da disciplina da felicidade nas séries iniciais da educação básica. Trata-se de um tema de grande relevância para toda a sociedade, abrangendo as áreas da educação, saúde e assistência social, em uma perspectiva de política pública contínua e efetiva”, explica. Hoje nos deparamos com indicadores alarmantes de pessoas com problemas crônicos na área de saúde mental, bem como os números crescentes e assustadores de suicídios, evidenciando a urgência de uma atenção para o tema”, complementa.

Educação

Há 13 anos professor em Paranaguá, com atuação na educação profissional, Frandji explica a importância da área. “É uma modalidade de ensino que tem um papel muito importante no desenvolvimento social pleno, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade. Tive a oportunidade de participar da implantação de diversos cursos técnicos em nossa cidade, bem como propor novas metodologias de ensino e aprimorar o processo de aprendizagem e desenvolvimento institucional através de eventos educacionais”, salienta.

“Nesse sentido a minha legislatura terá um atenção especial para a educação, com foco em elevar o número de cursos ofertados, expandir as matrículas, zelar pela qualidade do ensino público nos diversos níveis e modalidade de ensino, bem como oportunizar programas contínuos e diferenciados de qualificação profissional para jovens, mulheres, pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social”, complementa.

Pandemia e superação com apoio da Câmara

Welington Frandji afirma que a Câmara desempenhará um papel importante para a superação da pandemia e retomada econômica em Paranaguá. “Deveremos somar esforços com o Executivo e sociedade civil organizada na busca pela retomada da ordem econômica e social, bem como otimizar a sua ação propositiva e fiscalizadora,  objetivando identificar as necessidades reais da sociedade, a geração do bem-estar da população, o combate ao avanço da pandemia, a diminuição dos seus danos, a adoção de estratégias para superar as crises econômicas e financeiras, a elevação da empregabilidade e a produção de normas emergenciais”, defende.

Participação do cidadão no processo legislativo

O vereador vê a participação social como indispensável no Legislativo como forma de construir uma cidadania plena, com participação dos cidadãos nas decisões que prezam pelo desenvolvimento coletivo. Precisamos conscientizar a população de que a sua participação não se resume ao dia da eleição através do voto, tornando-se necessário o fortalecimento das múltiplas formas de participação social, incluindo o acompanhamento contínuo da atuação do Legislativo. Tanto na campanha como nesse início de mandato temos fomentado a aproximação com a população, visitando bairros, identificando anseios, demandas e necessidades, promovendo reuniões com lideranças comunitárias e oportunizando canais de interação”, ressalta.

Mensagem à população

Frandji agradeceu a oportunidade de estar na Câmara representando os interesses da população e da cidade que ele ama e preza. “A atuação de um vereador tem um papel relevante na vida em sociedade, através da fiscalização ativa da aplicação dos recursos públicos e gestão com êxito do Executivo, propondo e aprovando leis pertinentes ao interesse da população e oportunizando a participação ativa dos cidadãos. Sou proativo, dinâmico e sonhador, adjetivos que me conduziram a grandes conquistas no âmbito humanitário e me permitiram sempre acreditar e lutar por uma sociedade mais justa, humana e igualitária. Firmo assim o meu compromisso técnico, social e ético para atuar em prol do melhor para a nossa população. Vamos unir pessoas, segmentos e boas intenções no intuito de transformar vidas e mudar realidades, trabalhando incansavelmente por uma Feliz Cidade”, finaliza o vereador.

Leia também: Renan Britto diz que seu mandato será voltado à população, mas com atenção aos idosos

Em alta

plugins premium WordPress