Política

Com cidade em situação de emergência após fortes chuvas, prefeito Adriano Ramos se reúne com autoridades estaduais em Curitiba

Adriano Ramos e Fabiana Parro, apresentaram as necessidades ao presidente da Assembleia, Alexandre Curi

13700

O prefeito quer soluções estruturantes que evitem ou minimizem os problemas de sempre quando chove demais: alagamentos e prejuízos a diversas famílias (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Após definir teor e abrangência do Decreto 400/2025 (publicado na terça, 11, elaborado com equipes técnicas do governo municipal) o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos – ao lado da vice, Fabiana Parro – teve reuniões em Curitiba na segunda-feira, 10, com autoridades do Legislativo e do Executivo do Paraná, para expor a situação atual da cidade e buscar soluções definitivas para as enchentes. O prefeito quer soluções estruturantes que evitem ou minimizem os problemas de sempre quando chove demais: alagamentos e prejuízos a diversas famílias.

Acompanhado de secretários municipais responsáveis pelo atendimento direto à população após as chuvas da última semana, Adriano Ramos teve o primeiro compromisso pela manhã com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Alexandre Curi. O prefeito apresentou a necessidade de investimentos urgentes em infraestrutura e drenagem tanto na área urbana quanto nas regiões rurais.

Em seguida, a comitiva do governo parnanguara foi recebida pelo chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega. Adriano e Fabiana foram acompanhados pela vice-presidente da ALEP, deputada Flávia Francischini, e pelos deputados Paulo Gomes e Hussein Bakri. Os secretários municipais apresentaram detalhadamente as demandas prioritárias do município.

Entre as principais pautas discutidas nas duas reuniões estão a liberação de recursos emergenciais, a ampliação de projetos de drenagem e infraestrutura, além do suporte para famílias atingidas. O prefeito ressaltou que a gestão municipal está em contato permanente com os órgãos estaduais e federais para acelerar as medidas necessárias.

“O compromisso da nossa gestão à frente da Prefeitura de Paranaguá é garantir mais segurança e qualidade de vida à população, atuando de forma preventiva para que situações como essa não se repitam no futuro. Nos próximos dias, com o avanço das tratativas após essas duas reuniões, vamos anunciar novas medidas para reforçar o enfrentamento dos impactos das chuvas no município”, disse o prefeito.

13701
Um novo encontro foi agendado para que as equipes de trabalho possam preparar projetos e apresentar demandas mais detalhadas (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Dados preliminares apontam que pode chegar a R$ 15 milhões o valor dos investimentos imediatos e há boa sinalização de que o governo estadual deve aportar esses recursos. Um novo encontro foi agendado para que as equipes de trabalho possam preparar projetos e apresentar demandas mais detalhadas.

No começo da noite, de volta ao gabinete na Prefeitura de Paranaguá, o prefeito foi informado pelo secretário de Segurança GCM Nóbrega que o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Santin Roveda, confirmou o envio imediato de um veículo VW Saveiro para ser incorporado à Defesa Civil.

Participaram das duas reuniões com Adriano e Fabiana os secretários municipais Ozéias Rebello Costa, Carolina de Miranda, Vânia Fóes, Márcio Vega e GCM Nóbrega; o chefe de gabinete André Ferruci; os deputados estaduais Paulo Gomes, Flávia Francischini e Hussein Bakri; e o presidente da Câmara de Paranaguá, vereador Adalberto Araújo. O Decreto 400/2025 entra em vigor na terça-feira, 11.

Fonte: SECOM / Prefeitura de Paranaguá

Você também poderá gostar


Com cidade em situação de emergência após fortes chuvas, prefeito Adriano Ramos se reúne com autoridades estaduais em CuritibaAvatar de Da Assessoria

Da Assessoria