Mais de 600 motociclistas acordaram cedo no sábado, 6, e aproveitaram a manhã de sol para participarem do passeio motociclístico organizado pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) em alusão aos 162 anos da Polícia Militar do Paraná. Os pilotos se concentraram no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, em Curitiba, e às 10 horas seguiram pela BR-277 com destino ao 17.º ParanaguáMotos.
Segundo o comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, o evento une a comunidade com a corporação, sem distinguir credo, cultura ou diferença de gênero. “Esta é uma dimensão que cada vez mais na nossa sociedade se amplifica e se aperfeiçoa, por isso precisamos estar conscientes e participativos. A PM, por ter uma modalidade de atuação por meio da motocicleta, consegue interagir mais fácil com os motociclistas, sendo este passeio um evento tradicional no âmbito da nossa corporação, fazendo parte do calendário dos nossos festejos pelos 162 anos”, explica.
Para o comandante do BPTran, tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza, o objetivo principal do evento é promover uma interação com a comunidade, principalmente com os motociclistas que fazem parte de um público que se envolve em muitos acidentes. “O fato de fazermos esta atividade é para que todos estejam próximos da corporação e, com isso, podemos conversar e passar informações. Percebemos que à medida que fazemos estas ações os pilotos ficam mais atentos e seguem os princípios que ensinamos”, lembra.
“Estamos comemorando os 162 anos da Polícia Militar e o intuito é integrar a sociedade dos motociclistas com a corporação, além de passarmos questões relacionadas à segurança no trânsito. No BPRv usamos as motos em comboios e escoltas, como exemplo podemos citar a passagem da tocha pelo Estado do Paraná. Por estarmos em contato direto com este meio de locomoção é essencial repassarmos os cuidados que os motociclistas precisam ter. Este evento é uma parceria feita com várias entidades para estarmos juntos e temos um momento de união”, destaca o comandante do BPRv, major Valdir Carvalho de Souza.
Toda a escolta de Curitiba para Paranaguá foi feita pelos integrantes do BPRv e pelos policiais militares da Companhia Tático de Trânsito (Cotamotran), sendo que ao final do encontro brindes foram sorteados.
Foto: Soldado Guilherme Batalha/PM-PR