Desde o dia 6 de fevereiro, Guardas Civis Municipais participam do Curso de Operações Táticas (COT), em Paranaguá. Os encontros compostos por conhecimentos práticos e teóricos, visam o treinamento dos servidores no que diz respeito às técnicas de abordagem, uso de arma de fogo, entrada em ambiente confinado, entre outras técnicas.
A informação é de um dos coordenadores do COT, Reginaldo Rodrigues Filho. “Esse treinamento é um pouco diferenciado, é voltado para quem trabalha nas viaturas. Hoje temos algumas diferenças aos que atuam na Romu (Ronda Ostensiva Municipal), e queremos fazer um nivelamento de conhecimento para todas as áreas da Guarda Civil Municipal”, explicou.
Além disso, Rodrigues Filho informa que o curso iniciou com 40 participantes, mas com o decorrer das atividades, muitos acabaram desistindo. Hoje estão participando 19 guardas incluindo duas mulheres. “O curso iniciou dia 6 de fevereiro e devido à programação ainda não temos uma data para término. São muitas atividades práticas e teóricas para essa formação, e 19 guardas civis municipais estão firmes e se mantém participando”, comentou. Oito guardas civis de Matinhos também estavam participando, mas não deram continuidade.
O curso é composto de prática e teoria, e formado por vários módulos e instrutores locais de outras cidades e regiões. Atividades como salvamento aquático, técnicas de abordagem, tiro prático, instrução com o Grupo Tigre em Curitiba, gerenciamento de crise com o Departamento Penitenciário em Curitiba estão sendo realizadas. A Rotam também é parceira no COT.
Segundo Reginaldo, os guardas civis municipais que estão participando do curso ficam à disposição do curso, ou seja, são dispensados da escala de trabalho para se dedicar ao treinamento. “O curso é bastante intenso, por exemplo, nesta semana em um dia, os guardas começaram às 7h e só saíram às 23h e retornaram no dia seguinte novamente às 7h”, contou.