O novo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal realizou em uma semana de operação, com o serviço aeromédico, 18 atendimentos a pessoas em situação de risco de vida, no Paraná. A aeronave presta apoio aos SUS – Sistema Único de Saúde, na Região Metropolitana de Curitiba e litoral.
Paralisado em 2016, o serviço aeromédico foi retomado pela força policial em agosto deste ano.
As tripulações operam em turnos de 12 horas por dia e realizam resgates e remoções de pacientes críticos, além de atender a outras necessidades emergenciais do sistema de saúde. Nos sete primeiros dias de operação foram mais de 25 horas contínuas de vôo.
Ao longo desta primeira semana de atividades, além de operar em parceria com os demais órgãos do SUS – Sistema Único de Saúde, a PRF realizou atendimentos simultâneos com vítimas de acidentes de trânsito com aeronaves da Polícia Militar.
HISTÓRICO
A PRF realizou o serviço no estado no período de 2006 a 2016, agilizando o atendimento de milhares de vítimas de acidentes e de outras situações de risco à vida. Desde então, o serviço estava suspenso.
AERONAVE
A PRF está utilizando uma aeronave de asa rotativa (helicóptero), modelo Koala AW119, de fabricação italiana, adquirida pela PRF por R$ 30 milhões. O equipamento tem capacidade para o transporte de até oito pessoas (um piloto, um copiloto, um operador aerotático e outros cinco passageiros).
Com informações e imagens da Agência PRF