Uma denúncia anônima repassada para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaratuba, indicando uma área ocupada de forma irregular onde estaria ocorrendo desmatamento de vegetação nativa, levou equipes do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, até o bairro do Mirim.
A informação também indicava o uso de motosserras na limpeza de grandes áreas da região.
As ações integradas e as trocas de informações entre a administração pública municipal e a força de segurança tem resultado em ações efetivas de combate a crimes ambientais e ocupações irregulares em áreas de proteção permanente da cidade.
MOTOSSERRA
Durante o monitoramento do local indicado, os policiais não identificaram possíveis sinais de crimes ambientais cometidos na região.
Seguindo com o patrulhamento a pé, por aproximadamente meia hora, os militares encontraram um homem que havia ocupado uma área de terra e estava limpando um galinheiro improvisado.
Questionado sobre a situação, ele admitiu que estava usando uma motosserra para cortar alguns galhos e troncos de árvores que já haviam caído, e voluntariamente indicou onde o equipamento estava guardado.
Ao realizar uma fiscalização no local da abordagem, a equipe constatou que o homem estava cortando de forma recorrente a vegetação baixa e construindo algumas estruturas improvisadas em uma área equivalente a 0,07 hectare, impedindo a regeneração natural de vegetação nativa em área anteriormente desmatada.
Por conta do flagrante foi lavrado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 5 mil. O abordado também vai responder a um Termo Circunstanciado de Infração Penal.