Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas na tarde deste sábado, 26, por volta das 16h45, para atender um homem, vítima de afogamento, em uma região não protegida por Guarda-Vidas, entre os balneários de Currais e Albatroz, em Matinhos.
Imediatamente, uma moto aquática e várias viaturas, foram para o local indicado e retiraram o banhista da água. Ao todo, nove guarda-vidas militares e um guarda-vidas civil, atenderam a ocorrência.
A equipe médica, que estava a bordo do helicóptero Falcão 03, do BPMOA – Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, também participou do resgate.
Em parada cardiorrespiratória, o homem de 60 anos, recebeu massagem de reanimação cardiopulmonar e após 1h45 minutos de procedimentos, ele não resistiu.
O corpo foi encaminhado para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, instalada no balneário de Praia Grande, em Matinhos, e na sequência foi recolhido pelo IML – Instituto Médico Legal.
FAIXA PROTEGIDA
Foi a segunda morte por afogamento, registrada durante a Operação Verão Consciente 2020/2021.
Os dois óbitos ocorreram em locais que não contam com proteção de Guarda-Vidas.
O Corpo de Bombeiros orienta que os banhistas entrem no mar em áreas protegidas ou próximas aos postos de Guarda-Vidas. Esses espaços são delimitados por bandeiras ou windbanners, em vermelho e amarelo.
Outra orientação, é que os veranistas baixem o aplicativo do Corpo de Bombeiros gratuitamente em seu celular e procurem o Posto de Guarda-Vidas mais próximo para um banho de mar seguro.
Faça a sua parte para um Verão Consciente.
Corpo de Bombeiros do Paraná. Operação Verão Costa Leste 2020/2021.
Leia também: Litoral tem blitz sanitária educativa a partir deste sábado