O colunista Lauro Jardim postou no jornal O Globo que filiados ao PSB e ao PV, sete deputados estaduais do Paraná resolveram desembarcar de seus partidos na última semana, desde que Roberto Requião formalizou a migração do MDB para o PT, sob a benção de Lula.
O ex-governador tentará voltar ao cargo este ano com o apoio do ex-presidente, reforçando o palanque petista no estado. Essa costura nacional, em conjunto com negociações locais, levou o grupo de parlamentares a buscarem guarida no PSD (partido do chefe do Executivo estadual), no PROS e no Republicanos.
Na sexta-feira, a sigla de Ratinho acolherá as transições de Luiz Cláudio Romanelli, Alexandre Curi, Artagão Júnior, Tiago Amaral e Jonas Guimarães, todos deixando o PSB.
O grupo se afastou do partido por causa da proximidade com Lula e fechou apoio a Ratinho, que considera uma posição favorável a Jair Bolsonaro e/ou Sergio Moro na disputa pelo Planalto. Com isso, o PSB fica sem bancada na Assembleia Legislativa do Paraná, pelo menos até outubro.
Além deles, Rodrigo Estacho e Adriano José, do PV, devem se mudar para o PROS e o Republicanos, respectivamente. Nacionalmente, o atual partido deles deve apoiar a empreitada lulista.
Fonte: O Globo on line