conecte-se conosco

Natal

Trem de Natal estará em Paranaguá na sexta-feira e sábado

Maria Fumaça percorrerá área urbana e Alexandra

Publicado

em

Foto: Divulgação/Rumo

Na sexta-feira, 16, e sábado, 17, o Trem de Natal chegará a Paranaguá, segundo o que informa a empresa Rumo junto à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O projeto conta com uma Maria Fumaça da década de 50 iluminada e decorada para as festas natalinas, com a presença do Papai Noel, reunindo famílias e turistas não somente em Paranaguá, mas também em Morretes e Antonina, no litoral do Paraná, assim como outros sete municípios em todo o Paraná.

Na quinta-feira, 15, antes de chegar a Paranaguá, o Trem de Natal partirá por volta das 19h de Antonina, na Estação Ferroviária, na rua Uruguai, onde haverá arrecadação de doações. Após isso, a Maria Fumaça chegará em Morretes, na Estação Ferroviária, onde também doações serão arrecadadas, com endereço na rua Padre Saviniano, Centro, 768.

Segundo a programação divulgada, na sexta-feira, 16, a locomotiva natalina sairá da Estação Dom Pedro da Rumo, em Paranaguá, às 19h30, com parada na Avenida Roque Vernalha por volta das 20h e chegada na estação do KM-5 às 20h30. No sábado, 17, a Maria Fumaça sairá do KM-5 por volta das 18h30 e realizará parada em Alexandra às 19h30, com partida às 19h45 e chegada em Morretes às 21h30. 

Apresentação ocorreu na terça-feira

Na terça-feira, 13, a locomotiva natalina já estava percorrendo o litoral, saindo da Estação Ferroviária de Morretes às 19h e arrecadando doações. Após isso, o trem foi a Antonina, onde ocorreu uma apresentação da Filarmônica Orquestra Show na plataforma da Estação. 

Retorno após dois anos de pandemia

Segundo a empresa, o Trem de Natal foi retomado após dois anos de pandemia, sendo uma das principais atrações natalinas. “Com uma programação que inclui mais de 10 municípios e distritos em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a locomotiva histórica iniciou o seu roteiro em8 de dezembro na cidade de Mafra, no Norte de Santa Catarina e divisa com Rio Negro, primeira cidade paranaense a receber o Papai Noel pelos trilhos”, detalha.

 “Assim como em outros anos, o projeto da Rumo tem o objetivo de reunir as famílias para compartilharem momentos de lazer e de cultura acompanhando a passagem do Trem de Natal. A Maria Fumaça que irá circular no Paraná é a mesma utilizada em 2017, a locomotiva Mallet 204, fabricada em 1950 e a única em circulação na América do Sul. Todo o trajeto será acompanhado pelo Bom Velhinho que irá embarcar em um vagão especial que acompanha a locomotiva”, afirma a assessoria.

Locomotiva histórica da década de 50 estará iluminada e com a presença do Papai Noel (Foto: Divulgação/Rumo)

Solidariedade em prol dos atingidos pelas chuvas no litoral

Segundo a Rumo, durante as paradas em Morretes e Antonina, a empresa e a ABPF estão promovendo uma ação  solidária em prol de arrecadações para famílias do litoral paranaense que foram atingidas pelas fortes chuvas do fim de novembro. “Serão organizados pontos para doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza. A Rumo e a ABPF vão ser as responsáveis por levar as doações até as famílias atingidas pelas chuvas”, detalha.

 “As doações poderão ser feitas na Estação Ferroviária de Mafra, no Centro de Memória Ferroviária da Lapa, na Estação Ferroviária de Uvaranas em Ponta Grossa, e nas bilheterias das estações ferroviárias de Morretes e de Antonina”, salienta a assessoria.

Orientações

A Rumo orienta que os espectadores do Trem de Natal 2022 tenham cuidados, entre eles manter uma distância segura de cinco metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem, assim como escolher sempre um local seguro para registrar selfies e imagens. “Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados”, reforça.

“Para dar mais visibilidade para essa ação especial, a concessionária convida os moradores para compartilhar as fotos e vídeos dos trens passando pela cidade com a hashtag #TremdeNatal2022 e mencionando nos stories a @rumologística e @abpf_regionalsul da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF)”, finaliza a empresa.

Com informações da Rumo e ABPF

Em alta