conecte-se conosco

Meio Ambiente

Técnicos da Semma realizam transplantes de árvores em Paranaguá

Há necessidade de um laudo técnico para o transplante de árvores na cidade

Publicado

em

Fotos: Facebook/Semma

A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está realizando alguns transplantes de árvores na cidade. A técnica permite remover árvores de um terreno e replantá-las em outro local, garantindo a ela maior longevidade.

De acordo com o PMAU (Plano Municipal de Arborização Urbana) a técnica de transplante de árvores consiste em transferir de um local para outro uma árvore existente, com suas raízes. “Para executar um transplante, o corte das raízes e do torrão deverão ser precedidos pela escavação de trincheira, a pelo menos 1 metro do tronco, a qual deverá atingir em torno de 1 metro de profundidade. O torrão deverá ser amarrado com sacos de aniagem ou similar antes de içá-los, de modo a mantê-los firmes durante o transporte”, explicou o Engenheiro Florestal da Semma, Rodrigo Delonga.

De acordo com a Semma, após a árvore ser replantada no novo local, poderá haver a necessidade de providenciar o seu escoramento, a fim de que ela não caia com a incidência de ventos, principalmente se o novo local estiver com intensa circulação de pedestres.

“Em geral, o transplante é exigido quando da implantação de empreendimentos, reformas ou benfeitorias, públicos ou privados, e não exista solução técnica comprovada que evite a necessidade da extração ou corte. Mas vale destacar que sempre que o espécime vegetal constituir exemplar de relevante interesse ecológico (espécie rara, ameaça de extinção, matrizes, etc.), cultural ou histórico, o seu transplante deverá ser priorizado, independentemente do seu porte”, relatou o Engenheiro Florestal da Semma.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que um dos grandes objetivos na realização de um transplante é reutilizar a árvore transplantada como porta-sementes, visando a produção de mudas pelo Horto Florestal Municipal.

Para ser realizado é necessário um laudo técnico.  “Lembrando, os transplantes vegetais, quando necessários, deverão ser previamente autorizados pela Semma e executados conforme os critérios técnicos, cabendo à Semma definir o local de destino dos transplantes”, explicou o Engenheiro Florestal da Semma, Rodrigo Delonga.

Em Paranaguá, há duas equipes que realizam poda e corte de árvores que estão em via pública. De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Diego Delfino, esse trabalho é realizado após uma análise técnica do setor junto a Semma. “Nós contamos com dois engenheiros florestais, que analisam a necessidade de intervenção em árvores que estão em via pública”, pontuou.

Para mais esclarecimentos, o cidadão pode entrar em contato com o Departamento de Cadastro, Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente através dos telefones: (41) 3420-2967 e (41) 3420-6142, ou ainda pelo e-mail: [email protected].

Em alta

plugins premium WordPress